Ícone do site Gazeta do Cerrado

É ouro: Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia conquista 1º lugar no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024, em Brasília

A espera chegou ao fim! A cerimônia da 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024, realizada na última terça-feira (3), em Brasília, premiou a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia com o ouro. Isto porque a Cooperativa ficou em 1º lugar na categoria “Comunicação Coop”, com o programa “Donas do Negócio”, que estimula o empreendedorismo, empoderamento e qualificação de mulheres.

O evento, que reuniu cooperativistas de todo o Brasil, destacou as iniciativas que promovem o cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável. Ao todo, 574 cooperativas se inscreveram e 711 cases foram enviados e avaliados por uma comissão técnica especializada e um júri composto por representantes de entidades parceiras do setor. Representando a Cooperativa, estiveram na celebração Celso Ramos Regis, presidente, Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, e Rodrigo Machado, Gerente Regional de Desenvolvimento.

O presidente, Celso Ramos Regis, afirma que receber o ouro é uma conquista que enche de orgulho. “Este reconhecimento reflete o trabalho incansável de toda a equipe e não é apenas um troféu, é a validação de que nossas ações estão conectando, engajando e fortalecendo nossos associados e a comunidade. Seguiremos firmes na missão de inovar e transformar vidas por meio do cooperativismo”, ressaltou.

“Ter uma Cooperativa que leve produtos que vão ao encontro das necessidades dessas mulheres empreendedoras, para que sustentem o seu negócio, alcançando outros patamares, a comunidade agradece, porque, desta forma, é uma comunidade gerando mais empregos e fomentando sua economia. É um orgulho para nossa Cooperativa. Muita emoção”, completou Jô.

A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. “Hoje é um dia muito especial e por diversos motivos. Esse prêmio celebra projetos significativos das nossas cooperativas, os 55 anos da OCB (comemorado ontem) e o reconhecimento da ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Nosso modelo de negócios brilha aos olhos pelo destaque que vem tendo no mundo inteiro porque é relevante, tem compromisso e propósito. O cooperativismo busca desenvolvimento econômico, sim, mas com prosperidade, sustentabilidade, inclusão e justiça social”, afirmou. O presidente também agradeceu a cada cooperativa e cooperado do país pelo trabalho desenvolvido.

No total, 18 cases foram premiados com troféus ouro, prata e bronze em seis diferentes categorias Comunicação Coop; Coop Cidadã; Cultura Cooperativista; Desenvolvimento Ambiental; Inovação e Intercooperação. Além delas, na categoria Imprensa, criada para esta edição, 12 jornalistas e/ou veículos de comunicação foram contemplados em quatro subcategorias: Jornalismo Impresso/Digital; Radiojornalismo; Telejornalismo e Mídia Cooperativa (Assessoria de Imprensa).

Donas do Negócio

O programa Donas do Negócio, realizado em parceria com a International Finance Corporation (IFC), tem o objetivo de potencializar micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, impulsionando o desenvolvimento de forma sustentável, para atender necessidades financeiras, técnicas, sociais e emocionais das empreendedoras.
Este, é um grande marco para a Cooperativa, pois comprova como o empenho, junto a mais de 3 mil mulheres atendidas pelo Programa, é capaz de ajudar empreendedoras brasileiras a superar barreiras e crescer no mercado. Desde a criação do Donas do Negócios, uma iniciativa desenvolvida nos estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia, foram gerados mais de R$ 2 milhões em negócios através de feiras e eventos.

Desde o lançamento do programa, foram engajadas 375 empreendedoras em 45 rodadas de negócio, sendo realizadas 570 visitas a empresas e seis feiras voltadas ao empreendedorismo.

Sair da versão mobile