Ícone do site Gazeta do Cerrado

“É respeitado não só no MDB mas por todos os senadores”, diz Davi Alcolumbre sobre Gomes na 2ª secretaria

Maju Cotrim – Editora Chefe

Em entrevista exclusiva á Gazeta do Cerrado no final da tarde desta quarta-feira, 6, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) falou  sobre a eleição da mesa diretora que teve chapa única e conta com a maior representação de partidos que a Casa já teve. Elogiado pelos colegas durante várias falas antes da votação, Alcolumbre agradeceu e disse que o Senado terá papel independente.

Ele é amigo de longas datas do senador do Tocantins, Eduardo Gomes (MDB) eleito segundo-secretário após indicação do partido e aval de ampla maioria dos senadores. “Quem foi primeiro secretário de 500 também não tem como não ser de 80”, começou dizendo relembrando que Gomes teve destaque quando ocupou a primeira-secretaria da Câmara Federal. Os dois são colegas desde a época de mandatos na Câmara.

Ele exaltou o perfil de Gomes: “O Estado do Tocantins está na mesa com o senador Eduardo Gomes. Ele é um líder respeitado não só no MDB mas por todos os senadores. Vai colaborar muito, é meu amigo, conciliador e vai nos ajudar a dirigir o Senado que é um poder constituído e precisa de pessoas como ele”, disse á nossa equipe por telefone.

A Gazeta perguntou ainda sobre como fica a relação dele com a senadora Katia Abreu (PDT) após o polêmico episódio da pasta no dia da posse e durante o início da escolha da nova presidência da Casa. ” A Kátia fez minha filiação no PFL, o Irajá (Irajá Abreu, senador pelo Tocantins) é meu amigo. Isso é uma página virada.  O Senado está pacificado”, disse.

Eduardo Gomes mostrou mais uma vez seu papel de articulação política nacional e chega em alta no Congresso não só pela proximidade com o atual presidente mas pelo trânsito político e boas relações. Em pouco mais de uma semana ele trocou o SD pelo MDB, tomou posse, ajudou a eleger Davi Alcolumbre e consegue um lugar na mesa diretora como segundo-secretário.

Gomes é o primeiro tocantinense a fazer parte da Mesa Diretora da Câmara Alta do país logo no início do primeiro mandato. Este é um fato histórico para a política tocantinense.

Mesa Diretora do Senado 2019/2020

Presidente – David Alcolumbre (DEM-AP)
1a Vice presidência – Antônio Anastasia (PSDB-MG)
2a Vice-presidência – Lasier Martins (PODEMOS-RS)
1a Secretaria – Sérgio Petecão (PSD-AC)
2a Secretaria – Eduardo Gomes (MDB-TO)
3a Secretaria – Flávio Bolsonaro (PSL-RJ)
4a Secretaria – Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Suplentes

Primeiro Suplente – Marcos do Val (PPS-ES)
Segundo Suplente – Weverton (PDT-MA)
Terceiro Suplente – Jacques Wagner (PT-BA)
Quarto Suplente – Leila Barros – Leila do Vôlei (PSB-DF)

Sair da versão mobile