Esta semana será lançado o edital do novo concurso da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO). O processo seletivo com 1.040 vagas está programado para sair em 25 de agosto, data em que se comemora o dia do soldado.
Inicialmente, foi anunciado que seriam abertas 1.000 oportunidades para soldado. Agora, fora estas chances, o concurso deverá ter 40 postos para a carreira de oficial.
A comissão do certame sofreu uma alteração em sua presidência no dia 28 de julho, quando foi publicado no Diário Oficial que coronel PM Marcelo Falcão Soares assumiu a função no lugar do coronel Edvan de Jesus Silva.
Com base na última seleção, o cargo de soldado requer ensino médio completo; idade entre 18 e 30 anos; altura mínima de 1,63m (homens) ou 1,60m (mulheres); além do cumprimento dos deveres militares, civis e eleitorais.
A posição de oficial se destinará ao profissionais com certificado de ensino superior emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O novo concurso da PM/TO virá com a finalidade de intensificar o combate à violência, principalmente na zona sul da capital.
O concurso já movimenta vários candidatos interessados que lotam várias turmas na capital. O Portal Gazeta do Cerrado entrou em contato com alguns cursinhos e verificou que a partir desta semana várias turmas devem ser abertas.