Ícone do site Gazeta do Cerrado

EDITORIAL: Wanderlei Barbosa: um líder que a história moldou e aperfeiçoou

Maju Cotrim

O governador Wanderlei Barbosa completou 60 anos nesta terça-feira, 12. Recebeu carinho e manifestações de apoio de vários aliados e populares. Da senadora Dorinha a vereadores e admiradores.

Wanderlei chega aos 60 sendo o político mais seguido do Tocantins nas redes sociais, o 2º governador mais bem avaliado do país e arquiteto de uma convergência política rara no processo político tocantinense.

Filho de Fenelon Barbosa, 1º prefeito de Palmas, pai do deputado mais jovem e mais votado por duas vezes na Assembleia Legislativa nas últimas legislaturas, Léo Barbosa, Wanderlei é um líder político que a história moldou.

Publicidade

Fez parte de momentos importantes da história tocantinense, teve a paciência de ser vereador por vários mandatos e aprender a política de base. Chegou na Assembleia Legislativa onde foi conhecido por tratar todos com respeito. Esses dias uma servidora querida da Casa, Mariana, comentava que ele lembrou do aniversário dela e fez questão de mandar mensagem. Viu rompimentos, teve a humildade de aceitar ser vice de um iniciante na política tendo “anos-luz” de mandatos na frente dele, foi isolado como vice governador e quando chegou sua hora soube usar os aprendizados de partícipe da história tocantinense para imprimir seu jeito de fazer política.

Wanderlei é produto da história do Tocantins e se comporta como tal. Ao manter a humildade, o contato popular, ao tratar as pessoas com respeito independente de cargos e de ser aberto ao diálogo está mostrando que foi um aprendiz da boa política!

Em termos administrativos já tem marcos consolidados não só em números mas principalmente no jeito de fazer gestão e de imprimir representatividade no governo do Tocantins com mais mulheres, negros e indígenas.

Wanderlei curraleiro está usando a oportunidade de governar para dar continuidade á sua história inspirado nas outras. Vive o melhor e maior momento de sua história política claramente buscando meios para acertar mais do que errar e com isso é reconhecido como um líder da nova geração política.

Tem a humildade de respeitar a história e todos que fazem parte dela. “Daqui mil anos, daqui 5 mil anos Siqueira Campos será sempre a história mais densa desse estado”, são palavras dele na despedida de Siqueira Campos. Infelizmente parece absurdo mas já cansamos de ver gestores desfazendo dos antecessores e não dando o valor devido à história tocantinense.

Dentre vários discursos que já escutei em várias coberturas desde que Wanderlei virou governador destaco o que fez na tribuna no Senado nos 35 anos do Tocantins. Ele resume o pensamento de sua condução politica aliada à responsabilidade que sabe que tem em honrar a história do Tocantins:

“Eu tenho uma vida de participação na construção do Estado. Fico muito feliz em dizer que sou um dos sobreviventes desse trabalho ao longo de 35 anos e que quero sobreviver aos próximos 35 anos, levando o Tocantins a indicadores cada vez melhores. Hoje, estamos aqui lembrando da forma como crescemos, mas pensando que a população continua a crescer, sendo que educação, saúde, infraestrutura e geração de renda crescerão juntas. Temos uma grande história e, por isso mesmo, temos que honrar essa história com muito trabalho”, disse.

A grande missão de Wanderlei é conseguir continuar unindo pelo Tocantins onde e todas as vezes que houver possibilidade! Mais que um líder que gosta de estar junto com as pessoas, que passa maior parte nos municípios do que no Palácio, que sabe respeitar as diferenças Wanderlei é um líder que reconectou a população e os líderes estaduais á história política tocantinense! A campanha passou mas o coração continua mostrando que faz questão de ser curraleiro! O desafio da manutenção da estabilidade política, econômica e social é diário…

Relembre a biografia de Wanderlei

Wanderlei Barbosa Castro, é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Em 1996, foi eleito vereador em Palmas (TO), sendo reeleito em 2010. Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009- 2010. Foi, também, subprefeito de Taquaruçu na época de sua emancipação. Em 2010, conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014.

Wanderlei é casado com Karynne Sotero Campos e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite.

Em 2018, foi eleito vice-governador do Tocantins.

Em outubro de 2021, assumiu o cargo de governador do estado após o antigo gestor passar por um processo de impeachment, consumado em março de 2022. No mesmo mês, Wanderlei assumiu o governo local de forma definitiva.

Também em março de 2022, filiou-se ao Republicanos para concorrer às eleições. Em outubro, foi reeleito governador do Tocantins em primeiro turno com 481.496 votos, 58,14% do total de votos.

Sair da versão mobile