Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eduardo Siqueira passa por cirurgia contra doença inflamatória neste sábado

O deputado estadual licenciado, Eduardo Siqueira Campos (Democratas) passa por cirurgia neste sábado, 4. O procedimento que anteriormente estava marcada para sexta-feira 3 de fevereiro, foi remarcada para este sábado, 4. A decisão da mudança foi da equipe médica.
Conforme a assessoria do parlamentar, o deputado Eduardo Siqueira encontra-se internado desde a última quinta-feira, 2, quando iniciou os procedimentos para a cirurgia, que deve ocorrer às 13h. Após exames, o deputado Eduardo Siqueira foi diagnosticado com diverticulite aguda e recebeu a orientação médica de passar por essa cirurgia.
O deputado precisou tirar licença médica e se afastar do parlamento por causa da cirurgia. A deputada Solange Duailibe assumiu na vaga do parlamentar.
A doença
Também conhecida como diverticulose, é uma doença caracterizada pela presença de divertículos no intestino grosso. Para entendermos um pouco mais sobre esta patologia é necessário definir alguns conceitos: divertículos são pequenas saculações ou bolsas que podem acontecer em vários pontos do tubo digestivo. São pequenas herniações da camada interna do cólon (mucosa) através de sua parede, por alguns pontos de fragilidade, onde entram os vasos sanguíneos. Os divertículos podem variar em número e na sua localização e se apresentam preferencialmente no cólon sigmóide. Diverticulite é o termo usado quando acontece a inflamação ou perfuração dos divertículos.

Complicações possíveis

A diverticulite, se não tratada, pode levar a problemas de saúde mais graves, como:

  • Periontite
  • Sangramento retal
  • Buraco ou ruptura no cólon
  • Abscessos (bolsões cheios de pus)
  • Estenose
  • Fístula

Não há relação direta entre a diverticulite e o câncer de cólon e reto. Mas sabe-se que a diverticulose torna o diagnóstico desses tipos de câncer mais difícil.

Sair da versão mobile