Ícone do site Gazeta do Cerrado

Efeito 2020: MDB, Democratas, PSDB, PSB: os partidos que já racharam por causa das eleições no Tocantins

Maju Cotrim

As eleições deste ano já dividem grupos internos em vários partidos no Tocantins. Janeiro foi marcado pelas movimentações partidárias e vem muito mais por aí. Os rachas podem resultar em desfiliações.

O caso MDB

O MDB vive um dilema: o presidente estadual Nilton Franco já convidou o ex-prefeito Raul Filho para se filiar mas o deputado e presidente do Metropolitano, Valdemar Junior e pré candidato além do único vereador da legenda na capital, Rogério Freitas ser da base da prefeita Cinthia Ribeiro.

Franco quer levar para uma reunião da executiva no início de fevereiro o nome de Raul para ser “aprovado” pelas executivas estadual e municipal.

Publicidade

Democratas…

O Democratas é comandado pela deputada federal Professora Dorinha mas vive um clima interno também de divisão. O governador Mauro Carlesse e o deputado federal Carlos Gaguim são da legenda também e encampam a ideia de uma possível filiação do vice-governador Wanderlei Barbosa na legenda para disputar a prefeitura de Palmas. Dorinha não entrou na polêmica mas já avisou que as definições internas serão no campo democrático e que tem filiado interessado também em colocar o nome.

PSDB

Mesmo tendo a única prefeita numa capital do país, o PSDB também vive clim interno difícil. O atual presidente, ex-senador Ataides Oliveira quer ser candidato mesmo a prefeita Cinthia Ribeiro sendo candidatíssima a reeleição. A deputada estadual Luana Ribeiro também tem interesse na disputa o que pode levar a decisão para prévias na legenda. Cinthia disse a Gazeta esperar a nacional resolver o impasse até este mês de fevereiro. Ataides rompeu com Cinthia após. Ao ter sido apoiado por ela para o Senado na reta final da campanha para senador em 2018.

O PSB

O PSB já teve perdas por causa das eleições. Com Tiago Andrino escolhido como pré-candidato, Alan Barbiero deixou a sigla e migrou para o Podemos levando seu grupo. O partido minimizou e disse que terá uma chapa competitiva de vereadores e segue com o nome de Andrino.

O PSL…

O PSL no Tocantins tem o nome da deputada estadual da legenda, Vanda Monteiro que já recebeu aval da nacional para ser a candidata porém o presidente Antônio Jorge também mantém intenção de disputar. Vanda é candidatíssima e já trabalha as bases mas Antônio Jorge ainda mantém a pretensão mesmo assim.

A dança dos partidos continua no Tocantins e muitas águas e mudanças vão acontecer em fevereiro e março.

Sair da versão mobile