Ícone do site Gazeta do Cerrado

Efeito coronavírus: BRK suspende corte de água por falta de pagamento durante 60 dias

Medidor e água - Divulgação

Concessionária anunciou medida nesta quinta-feira, 19

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

A BRK Ambiental suspendeu nesta quinta-feira, 19, a suspensão do corte de água por falta de pagamento durante um período de 60 dias, por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19). (Veja a nota na íntegra no final da materia).

Conforme a concessionária, a decisão foi tomada por a empresa entendeu a ” importância da sociedade ter acesso à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos”.

Deputados fizeram solicitação

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) se manifestou em suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, 18, para anunciar que está em contato com o Governo do Estado do Tocantins e com as concessionárias de água e energia para que as cobranças dos serviços essenciais sejam suspensas por um prazo inicial de 90 dias, proibindo a interrupção do fornecimento.

O parlamentar complementou que sua proposição prevê ainda que, após esse período, os valores devidos pela população de baixa renda possam ser assumidos pelo Estado, que pode, alternativamente, isentar o ICMS destas contas ou, caso isso não seja possível, os mesmos possam ser divididos em até 20 vezes para que a população possa se reestruturar financeiramente.

Ayres ainda disse que, se preciso for, poderá judicializar o pedido, com uma ação popular para proibir a interrupção do fornecimento de água e energia.

Segundo o deputado, a medida se faz necessária para evitar uma situação ainda mais grave, principalmente para a população de menor poder aquisitivo. Com a suspensão da cobrança ficam impedidos os cortes no fornecimento dos serviços.

“Temos que agir para evitar uma consequência ainda pior. Por causa desse isolamento para a prevenção do coronavírus muitas pessoas irão ficar sem trabalho, principalmente os autônomos, ambulantes e trabalhadores informais, que não terão como arcar com estas contas por agora”, explica Ayres.

A deputada estadual Vanda Monteiro também solicitou o a suspensão no corte de água e energia no Tocantins por conta do novo Coronavírus (Covid- 19).

Viabilização da proposta

Ricardo Ayres adiantou que já entrou em contato com a BRK Ambiental e a Energisa, concessionárias dos serviços públicos, e com o Governador Mauro Carlesse (DEM).

“Não é justo que essas pessoas tenham o fornecimento de água e energia suspenso por falta de pagamento, serviços essenciais e ainda mais importantes nesse momento de crise”, destacou.

Ayres também anunciou que intermediará junto à Agência de Fomento e demais bancos institucionais para que possam revisar ou deixar de cobrar juros dos empréstimos e compromissos, principalmente com os empresários e empreendedores, enquanto durar a pandemia. “Os empreendedores menores, pequenos empresários e os mais fracos de condição são os que mais sofrem em momentos como este”, disse. 

Por fim, o parlamentar justificou a iniciativa ressaltando que as medidas trarão “um pouco mais de tranquilidade” para que a população possa superar a pandemia.

“Assim as pessoas terão uma preocupação a menos para que possam permanecer nas suas casas, em isolamento, como determina o Ministério da Saúde”, concluiu Ricardo Ayres.

O outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a Energisa e com a BRK Ambiental solicitando um posicionamento e questionando se a medida é possível.

Em nota a Energisa informou que está sensível ao avanço da pandemia do Covid 19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia.

Disse ainda que todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país neste momento e garantindo que soluções para o setor sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações.

A empresa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja feito prioritariamente através dos nossos canais digitais – site, aplicativo Energisa On e através da Gisa, nosso canal de whatsapp com atendimento em diversos estados. Vale ressaltar que a empresa já tem os devidos planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.

A BRK também encaminhou a nota.

Com o avanço da pandemia imprevisível provocada pelo Coronavírus no Brasil, e a importância da sociedade ter acesso à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos, a BRK Ambiental paralisou as ações de corte de água por falta de pagamento por 60 dias a partir de 19 de março de 2020.


A empresa acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento crítico vivido pelo País e mantém seus profissionais atuando para garantir a entrega dos serviços de água e esgoto para toda a população.


A BRK reforça que o atendimento digital ou o serviço 0800 à disposição da população, também minimizam os riscos do avanço da Covid 19 e garantem o atendimento sem a necessidade de deslocamento do cliente para uma loja física”.

Fonte: Assessoria Deputado Estadual Ricardo Ayres

#SóNaGazeta
#SuspensãoDeCobrança
#ÁguaEEnergia

Sair da versão mobile