Ícone do site Gazeta do Cerrado

Efeito-pandemia: Seis municípios tocantinenses têm estado de calamidade prorrogado

Mesa Diretora da AL - Foto: Isis Oliveira

Mesa Diretora da AL – Foto: Isis Oliveira

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou na sessão  matutina desta terça-feira, 6, em segunda e última fase de votação a  prorrogação do estado de calamidade pública, em função da pandemia de  coronavírus, dos municípios de Mateiros, Carrasco Bonito, Ipueiras, Rio  dos Bois, São Miguel e Sítio Novo do Tocantins. A prorrogação se deu em  virtude do prolongamento da pandemia e aumento explosivo da covid-19 no  Tocantins.

Raça mura

De autoria do deputado Nilton Franco (MDB) foi aprovado também em  primeira votação o projeto que autoriza a criação, manejo e exposição de galos da raça mura no Estado. Este tipo de animal é muito usado em  rinhas clandestinas porque tem um comportamento de busca natural pelo  combate.

O projeto do deputado prevê a criação de feiras e exposições específicas  para esta raça, mas não autoriza o uso da espécie em brigas. Nilton Franco afirma que o galo não é útil apenas em combate e que tem sido  usado em cruzamentos genéticos para o melhoramento de raças com  potencial comercial, particularmente na produção orgânica.

Para o deputado, a regulamentação pode levar a uma redução dos  maus-tratos, já que vai dar segurança jurídica a quem cria os animais de forma legalizada.

Denominação de escola

Foi também aprovado matéria do deputado Ivory de Lira (PCdoB) que dá  nome de Jardenir Jorge Frederico à Escola Estadual Padrão de Tempo Integral de Araguaína, situada no setor Maracanã.

Jardenir Jorge Frederico nasceu em 01 de abril de 1957 no município de  Firminópolis-GO e mudou-se para o município de Araguaína em 1964. Era casado com a senhora Maria de Fátima do Espírito Santo Ferreira  Frederico e é pai de 3 filhos, entre eles o deputado estadual Jorge Frederico (MDB).

Trabalhou como serventuário de justiça por quase 40 anos, foi locutor  esportivo em diversas rádios do Brasil, foi também secretário de esportes e agropecuarista. Desenvolveu a função de Superintendente de  comunicação do Estado onde dirigiu o Canal de Televisão do Tocantins na  região norte. Foi diretor-geral do grupo Boa Sorte de rádio e TV de  Araguaína e presidente do Transtrevo Futebol Clube e do Araguaína  Futebol e Regatas.

Sair da versão mobile