Elas na Câmara: Palmas tem perfis qualitativos de candidaturas femininas; Veja quem são as 162 candidatas
Brener Nunes
De várias áreas e militâncias, capital tem muitos nomes qualitativos femininos – Foto: Montagem Gazeta
Maju Cotrim
A capital Palmas tem o desafio de sair de uma única vereadora dentre as 19 vagas. No pleito deste ano são vários perfis qualitativos diversificados que estão á disposição da população.
São professoras, ativistas, negras, mulheres de áreas distintas com experiência e bagagem para transformar o perfil da Câmara da capital mais jovem do país.
A capital precisa ampliar a representatividade feminina com urgência.
Vários nomes estão á disposição da sociedade para serem votadas.
Uma delas, por exemplo, é a Professora Germana do PCdoB. Arquiteta, já ocupou vários cargos na capital nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Traz experiência destes cargos mas tem envolvimento direto com causas sociais assim como Eutalia Barbosa do PT.
A petista é Assistente social com trabalho pregado para famílias e mulheres.
A jovem Charleide Matos do PSOL, mulher negra e ativista também está com a candidatura colocada. Considerada uma relevação, ela dá voz ás mulheres negras e suas demandas específicas. Ela defende uma candidatura popular, é militante, fundadora da Casa Pérola Negra. “Quero ser uma dentre muitas mulheres negras eleitas”, disse em suas redes sociais ao defender pautas como infância e juventude, moradia, saúde da mulher negra.
Além destas tantas outras mulheres de luta estão no páreo em busca de cadeiras na Câmara e mandatos que representem a voz feminina pautando assuntos sociais importantes.
Pioneiras como a jornalista Rosania França do Republicados, dentre outros nomes também estão na busca de um mandato na casa.
Com trabalho social de anos dentro do maior hospital público do Tocantins, Magna da Saúde do Avante também é uma novidade nestas eleições na capital e tem o histórico de ajuda social.
Dentre os 162 nomes femininos estão ainda Renata Eckart que disputa pelo PSB assim como a militante e ativista Maria Vanir Ilidio do PT que tem experiência em causas sociais.
De várias profissões e militâncias, as mulheres chegam para mudar o estilo, o perfil e dar voz feminina na Casa de Leis.
Veja quem são todas as candidatas a vereadoras em Palmas: