Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eleição polêmica no CREA: Justiça suspende Daniel Iglesias de disputar cargo: Veja detalhes!

A Justiça cobrou nesta quarta-feira, 11, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e seu presidente licenciado, Daniel Iglesias, cumpram sentença na qual foi determinado o retorno à entidade dos advogados Matheus Gustavo de Sousa Teles e Lorrana Gardes Cavalcante, afastados no ano passado.

Em sua decisão, o juiz Ademar Aires lembrou que, mesmo após serem readmitidos, os advogados autores da ação não tiverem mais acessos aos nem ao sistema interno da entidade. Procuradoria do Crea e com restrições dentro da plataforma própria da entidade.

Desta forma, o magistrado decidiu agora que os advogados não podem ser submetidos a nenum tipo de restrição, imposta pelo Crea. Caso contrário, o presidente [que concorre à reeleição] será implicado em uma série de restrições, incluindo o direito de disputar este ou outros cargos diretivos da entidade, e até de mesmo de adentrar no prédio do Crea.

Nota do Crea

“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) esclarece que não recebeu oficialmente a decisão da 2ª Vara Federal Cível mencionada. O Conselho informa ainda que, assim que tomar ciência da decisão, tomará as devidas providências. Quanto ao questionamento sobre Daniel Iglesias, destacamos que o mesmo se licenciou do cargo de Presidente do Conselho no dia 15 de agosto deste ano.”

Publicidade

Confira a manifestação de Daniel Iglesias:

“O Crea Tocantins atravessa no momento um processo eleitoral para o mandato 2024-2026 e com isso muitas pedidos de suspensão de campanha ou impugnação de candidaturas surgem a todo instante. Dentre as dezenas de processos de denúncias, nenhum manteve-se em segunda instância até o momento. Para isso existe a Comissão Eleitoral Regional e também a Comissão Federal. O caso em questão, refere-se a um processo que tramita na 2a Vara Federal Cível, mas que ainda não fomos oficialmente notificados.

Nossa gestão herdou mais de 70 processos trabalhistas que envolviam cerca de 3 milhões de reais em débitos trabalhistas mas que foram contornadas e devidamente sanadas e, a saber, fomos citados em “zero” novas causas trabalhistas relativas ao período 2021-2023, mostrando assim nosso compromisso com os servidores comissionados e de carreira.

Estamos seguros da seriedade e correção das ações de nossos gestores, conselheiros e servidores, na certeza que quaisquer outras ocorrências, infelizmente frequentes em período eleitoral, serão devidamente sanadas com celeridade, assim como as demais que às antecederam.

Seguimos firmes no propósito de um processo eleitoral envolto na lisura e respeito às normas e instituições, para que nossos profissionais possam escolher livre e democraticamente o seu gestor para o triênio 2024-2026.

No mais, reiteramos nosso compromisso de valorizar o profissional habilitado, zelando por suas atribuições e, assim, cumprindo nossa missão de defender a sociedade.

Atenciosamente,

Eng. Civil Daniel Iglesias

Presidente Licenciado do Crea-TO

Candidato à Presidente 2024-2026”

Sair da versão mobile