Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eleições 2024: Disputa em Pedro Afonso ganha contornos e Joaquim mira em popularidade e ativo político

Maju Cotrim

Pedro Afonso. Cidade histórica com importância cultural e econômica para o Tocantins. Por lá janeiro começou com as bases fervendo no clima eleitoral.

O atual prefeito Joaquim, conhecido como Joaquinzinho em homenagem a seu pai, está no PP comandado pelo deputado Vicentinho Junior e tem tendência a permanecer na legenda. Ele é aliado do governador Wanderlei Barbosa, do senador Eduardo Gomes, que destina muitos recursos para a cidade, e tem relação cordial com a senadora Professora Dorinha, que venceu com ampla frente em 2022 na cidade. A expectativa é que ele tenha consiga transformar essas boas relações que destinam vários recursos para a cidade na sua gestão em apoio político no pleito eleitoral.

Conta ainda com proximidade política com os deputados Alexandre Guimarães e vários estaduais que ajudam a cidade como Olyntho Neto, Claudia Lelis, Vilmar Oliveira, Cleiton Cardoso e outros.

Tido como perfil mais gestor que político, Joaquim vai disputar reeleição e foca na relação com os bairros e setores da sociedade bem como nas entregas que deve fazer ainda este ano, dentre elas, o cemitério da cidade. Ele trabalha ainda no reconhecimento do trabalho de sua atual gestão.

Na Câmara

A vereadora Lili Benício deve ser eleita presidente da Câmara ainda hoje já que o seu partido PDT tem cinco vereadores. O prefeito então terá que conviver com uma Câmara comandada pelo grupo que não é aliado. A gestão tem quatro aliados na Casa.

Jairo: vai ou não vai?

Na cidade os moradores e políticos especulam se o ex gestor Jairo Mariano vai mesmo disputar este ano ou não. Á Gazeta ele disse que ainda não definiu até porque estava como pré candidato na capital mas desde que saiu do governo estadual, onde tinha grande influência, ainda não revelou qual será seu futuro político. Alguns comentam que no dia do aniversário dele este mês ele poderia lançar uma possível pré candidatura mas não há nenhuma confirmação oficial.

A entrada ou não de Jairo no páreo depende de vários fatores locais também.

Grupos se mobilizam

Os grupos da cidade já movimentam a busca por nomes para as chapas de vereadores e também especulam sobre vices. Partidos como o PP, o PL, o UB e o PDT já articulam nominatas.

Vaga disputada

Ainda não há nenhuma definição de nome mas não faltam cotações para os nomes de vice do prefeito Joaquim. A definição deve passar também pelo crivo dos líderes estaduais.

Líderes na ativa

Pedro Afonso construiu líderes locais que têm se destacado na busca por benefícios na cidade e pela forma de fazer política. O ex vereador Gordo do Lavajato é um deles.

Ele é pré candidato a vereador novamente mas também é cotado para ser vice. Faz uma das maiores festas para gari e trabalhadores e é bem relacionado politicamente.

Outro nome destaque é o jovem vereador Marquim Catabriga que tem muitas bandeiras e que se destacou pela atuação e relações políticas. Ele também vai disputar reeleição. 

Sair da versão mobile