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Eleições: 4,8 mil pessoas trabalharam na realização do histórico 2º turno de Palmas

 

Para realizar o inédito 2º turno municipal em Palmas, novamente uma equipe comprometida garantiu que os eleitores da capital pudessem ir às urnas com segurança e tranquilidade. Ao colocar em prática a festa democrática, a segunda etapa do pleito chegou por meio dos serviços de um time de mais 4.800 pessoas, formado por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e todos os voluntários, convocados e parceiros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)

A força de trabalho da Justiça Eleitoral em Palmas somou 16 magistrados, 162 servidores, 118 terceirizados, 10 contratados para apoio, 34 estagiários, 2.516 mesários e 1.500 auxiliares eleitorais. Juntou-se ainda 469 integrantes das forças de segurança.

A realização deste 2º turno das eleições municipais, pela primeira vez na história da capital tocantinense, foi possível porque a cidade ultrapassou 200 mil eleitoras e eleitores, sendo que no 1º turno nenhum dos candidatos a prefeito recebeu mais da metade dos votos válidos.

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O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que “a força-tarefa da Justiça Eleitoral em Palmas já estava preparada para a possibilidade do acontecimento, pois a dedicação é contínua, mesmo nos anos não eleitorais, em um planejamento detalhado que se inicia desde o fim das últimas eleições”.

Etapa importante para o Tocantins

A chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecilia Catapan, falou sobre o trabalho conjunto da força-tarefa. “Foi essencial para o sucesso dessa etapa tão importante para o cenário político do nosso estado e também uma responsabilidade muito grande para a equipe realizar uma eleição ‘sozinha’, com todos os holofotes virados para nós”, disse ela, que também pontuou a competência do time. “Mas a equipe é madura e muito capacitada, todas as ocorrências foram prontamente solucionadas e o resultado foi extremamente positivo, com o fortalecimento da Justiça Eleitoral junto à sociedade”, afirmou a chefe da 29ª ZE.

O secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Junior, enfatizou a importância das pessoas para o processo eleitoral, ainda que os procedimentos tecnológicos tenham melhorado ao longo dos anos. “O processo eleitoral tem tecnologia, tem procedimentos, mas ele é feito e composto de pessoas, pessoas que se desdobram de todas as formas para atender os objetivos maiores”, disse. “É o planejamento que valoriza as pessoas, que privilegia a saúde e o interesse dessas pessoas, e quanto mais a gente se prepara, mais melhoramos e alcançamos o nosso objetivo”, ressaltou o secretário.

Gosto pela democracia

Palmas contou com 629 seções eleitorais em 82 locais de votação espalhados pela cidade. Na seção 123, localizada na Escola Municipal Benedita Galvão, região sul da capital, a mesária Joanna Estevam narrou sua experiência de três eleições. “Sempre trabalhei na mesma seção, então reconheço facilmente a maioria dos eleitores e é uma felicidade revê-los a cada dois anos”, disse ela, que este ano atuou na função de 1ª Secretária da mesa receptora de votos.

“Às vezes pego as senhorinhas perdidas no meio do pátio e trago para a seção porque já sei que é aqui. Minha parceira de mesa, Lindalva, está comigo desde que eu entrei”, contou Joanna, já se referindo a mesária Lindalva Pereira de Sá, que afirmou que o trabalho que faz é “simples e gratificante, eu faço por amor, por satisfação”.

Joanna também reforçou o motivo de gostar do trabalho, pelo qual é voluntária. “Como sou uma pessoa muito comunicativa, é um prazer receber os eleitores na porta da sala”, expressou.

Força de trabalho do 1º turno

No 1º turno das Eleições Municipais de 2024, em todo o estado do Tocantins, mais de 26,7 mil pessoas formaram a força de trabalho da Justiça Eleitoral. Foram 71 magistrados, 324 servidores, 165 terceirizados, 173 contratados para apoio, 49 estagiários, 16.684 mesários, 5.781 auxiliares eleitorais, 35 membros do Ministério Público e 3.500 integrantes das forças de segurança.

Saiba mais.

Objetivos Estratégicos:

1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

2 – Aprimorar mecanismos de transparência pública

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

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