A maioria das creches existentes no município de Araguaína foram construídas pelo grupo do prefeito Wagner Rodrigues e do ex-prefeito Ronaldo Dimas. Desde que assumiu a gestão, Wagner criou 1.500 vagas nas creches da cidade. Em 2021 eram atendidas 7.843 crianças e em 2024 a rede já abriga 9.368 crianças.
Com a reforma e ampliação das existentes – como as do Costa Esmeralda, Lago Azul e Teresa Hilário (programadas) – e a construção das unidades do Jardim dos Ipês e uma nova no Setor Tereza Hilário, que atenderá também o Araguaína Sul, será possível colocar horário flexível para atender ainda mais crianças araguainenses. “Estamos ampliando uma creche atrás da outra, para dar mais tranquilidade para os pais, mais sossego para a família, todas elas com parquinho infantil, o que é uma alegria para as crianças”, afirma o prefeito.
Wagner disse que o maior desafio na educação infantil em Araguaína era colocar o máximo de crianças nas creches. “E conseguimos. Agora, sim, podemos flexibilizar os horários de funcionamento, permitindo que as mães busquem suas crianças em horários mais adequados para a família. E vamos implantar pelo menos uma unidade para atendimento no período noturno. Com a ampliação das vagas no sistema de creches do município, teremos, enfim o funcionamento em sistema integral”, ressalta.
Para aumentar ainda mais o número de crianças atendidas, Wagner Rodrigues propõe firmar parceria da Prefeitura com empresas que desejam contratar mais mulheres como colaboradoras. “Existe hoje uma demanda muito grande por mão de obra em Araguaína. Prova disso é o aumento significativo de contratos com carteira assinada no munícipio nos últimos anos, que se repete no primeiro semestre de 2024. E grande parte da mão de obra disponível no mercado é feminina. Para que as empresas contratem mais mulheres, precisamos ajustar o funcionamento do sistema de creches. Um dos caminhos é firmar parceria com empresas que desejam contratar mão de obra feminina, para oferecer creches em convênio com o município, que entra com os professores e suporte técnico, cabendo às empresas disponibilizar local e contribuir com parte do custeio”, sugere o prefeito.
Vale lembrar que a educação infantil em Araguaína é custeada através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Cerca de 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados pelos estados e municípios e 10% vêm do governo federal. Apesar dos recursos garantidos pelo Fundeb, parlamentares estaduais e federais podem destinar recursos adicionais para escolas ou creches nos municípios através de emendas, o que não acontece com os deputados estaduais majoritários em Araguaína.