Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eleições municipais batendo na porta e de norte a Sul do Tocantins começam cogitações de candidatos

Maju Cotrim- Jornalista e Editora Chefe

Mal o Tocantins se recuperou de três eleições no ano passado nos bastidores, rodas de conversa e planos políticos de partidos a eleição do próximo ano já começa a bater na porta.

Tudo começa pelos prefeitos que pretendem buscar a reeleição. Maioria começou 2019 revendo algumas ações e é claro começando a construir e fortalecer as bases eleitorais para o próximo ano. Dentre os nomes que começam a se ajeitar para a reeleição estão vários atuais gestores dos maiores aos menores municípios.

Vejamos:

Em Palmas Cinthia Ribeiro(PSDB) é candidata natural a reeleição e precisa construir sua base política e consolidar o grupo.

Prefeita Cinthia Ribeiro – Foto – Regiane Rocha

O ex-prefeito Raul Filho deu as caras esta semana avisando que pretende também disputar novamente a prefeitura.

(Divulgação)

Além deles são cotados alguns nomes como o do deputado Estadual Júnior Geo. Tudo em fase inicial, é claro mas já tem gente assumindo o desejo de tentar ter uma candidatura dentre eles estão o ex-vereador de Palmas, Aurismar Cavalcante que está no Democratas atualmente e ainda buscando um partido o Sindicalista Cleiton Pinheiro.

(Divulgação/SISEPE)

Da classe empresarial também pode vir um nome para a disputa e vários já são cogitados.

Resta saber ainda quem o ex-prefeito Carlos Amastha vai apoiar e há cotações ainda, principalmente na região Sul de Palmas, do nome da deputada Vanda Monteiro que é do partido de Bolsonaro, o PSL. Vários líderes da região Sul clamam pelo nome dela. Após se eleger vereadora em 2016 ela está agora na Assembleia Legislativa e pode ser uma grande surpresa na disputa.

Deputada VandaMonteiro – Foto – Koró Rocha

Grupo de Dimas X grupo de Halum em Araguaína

Em Araguaína, Ronaldo Dimas caminha para o encerramento do segundo mandato mas começou a plantar a semente para o aliado Wagner, que assumiu o comando do PTB no Estado.

A legenda deverá receber ainda o próprio prefeito em breve. Do outro lado está o grupo formado pelo secretário César Halum e os deputados Valderez Castelo Branco e Lázaro Botelho. O grupo acredita que o nome de Halum seria o mais adequado para a disputa e já começou a discutir o assunto. Valderez e Botelho já manifestaram o interesse de não disputar.

Muitos outros nomes ainda vai aparecer.

Em Gurupi: Carlesse presente!

Em Gurupi, Laurez também já está no seu segundo mandato e deve definir quem apoiar para ser o sucessor. O PSB de Carlos Amastha já gritou que quer lançar um candidato e por outro lado uma certeza: a decisão por lá passará claramente pelo governador Mauro Carlesse que teve ampla votação na cidade em todas as eleições. Vira um candidato do grupo dele? Cogitações futuras.

Porto de amplas possibilidades

Saindo das três maiores cidades vamos à Porto Nacional onde Joaquim Maia está claramente começando a construir uma candidatura à reeleição. A postura e questionamentos em razão da interdição da ponte conta muito neste processo. O presidente da Assembleia, Toinho Andrade é da cidade e o irmão Otoniel Andrade pode entrar no páreo novamente além do petista Paulo Mourão que tem dito que não mas não deixa de ter o nome citado.

Paraíso: Avelino tenta emplacar sucessor

Em Paraíso do Tocantins, o ex-governador Moisés Avelino começa a preparar o vice, Celso Morais que já aparece com frequência nos eventos com ele e também nos materiais informativos encaminhado pela prefeitura. Do outro lado, a oposição articula um candidato. Lembrando que a cidade tem um deputado federal, Osires Damaso que não deixa de participar do processo de indicações e escolha de candidatos.

Em Araguatins o prefeito Claudio Santana também não perde tempo já movendo as peças e fortalecendo grupo para 2020.

Colinas ainda sem definição

Em Colinas, o atual prefeito Adriano Rabelo do PRB é candidatíssimo a reeleição e segue em busca de ajustar os ponteiros nas principais polêmicas da cidade. Com o ex-prefeito José Santana fora do jogo político, o ex-vereador Fabrício Santana também não teria intenção de disputar e sendo assim resta saber quem será o candidato à oposição na cidade.

Padre fortalece comunicação

Em Dianópolis no Sudeste, o Padre Gleibson Moreira está pronto para ir para a reeleição e tem apostado inclusive na comunicação das ações institucionais como estratégia para construir um novo mandato. Quem vem de adversário? Além do tradicional PT de José Salomão já outros nomes cotados nos bastidores.

Em vários outros municípios o movimento é o mesmo: começar a preparar o terreno para 2020. São 139 municípios com situações locais adversas em cada um deles. O pleito do próximo ano será marcado também pelo ingresso de nomes novos na Política na busca por mandatos.

Destacamos dois cenários: Em Peixe o atual gestor José Augusto, atualmente no PSDB, costurou apoio até de adversários de gestões anteriores e aposta no andamento de obras importantes para a população e também na comunicação. Em Formoso de Araguaia, o advogado Ronison Parente do PP fundou um movimento para discutir os problemas da cidade  e é tido como um nome que em 2020 pode chegar com uma base bem feita e grandes chances.

2019 é meio caminho andado para quem é prefeito e busca reeleição porque a busca por recursos e por diferencial na gestão são fatores que credenciam para um possível novo mandato.

A Gazeta acompanha todos os detalhes das movimentações políticas nos municípios.

Sair da versão mobile