Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eleições OAB: Advogados públicos apoiam eleição de Juvenal Klayber

Secretário Edson Cabral no encontro com advogados da Chapa 10 - Foto - Luiz Henrique Machado

“O Jovem Advogado tem medo de ir a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins], porque ele não se sente parte da Ordem e nem se sente acolhido”. O desabafo é de Alex Rodrigues, um dos advogados atuantes na Secad – Secretaria de Administração do Estado, ao relatar a desvalorização dos colegas em início de carreira. “Ele recebe a Carteira da OAB e sai sem instrução, orientação, sem conhecimento das regras  processuais. A advocacia não é uma formação só para a elite”, completou Alex, ao argumentar que a atenção da Instituição tem que ser igualitária.

Alex é um dos dez advogados que participaram da reunião na pasta, na manhã desta quarta-feira, 31, com integrantes da Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada. Os visitantes foram liderados pelo candidato Juvenal Klayber, o candidato a presidente do grupo, recepcionado pelo próprio secretário da pasta, Edson Cabral. Além das boas-vindas, Cabral destacou a importância da defesa das prerrogativas e da melhoria e fortalecimento da atuação do Conselho da OAB.

Durante a reunião, o corpo jurídico da Secad enfatizou outro ponto que também é preocupação da Chapa 10: a perda do respeito à atuação do advogado público. Rodolfo Gomes, que é servidor da Secad, destacou que a Ordem precisa estar mobilizada nesta causa. “A atuação do advogado merece respeito. Não se pode perpetuar pelo viés do desacato, abuso de poder, falta de ética”, pontuou Rodolfo.

Juvenal Klayber explicou aos advogados que o empenho da Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada é pela redenção do respeito aos advogados seja qual for a área de atuação e em todas as esferas de poder. “Entendemos que isso ocorrerá com a Ordem focada essencialmente no advogado, que é a razão primeira da existência da instituição. E isso se perdeu ao longo dos anos, com cuidados exagerados daquilo que não é o foco das prioridades.

Nossa bandeira é diferente. É o colega de carreira, depois vêm às outras coisas. Entendemos que só assim o estado democrático de direito será praticado de fato e a advocacia terá o respeito de outrora”, disse Juvenal.

O encontro na Secad ainda teve a participação da vice, Adriana Brandão, que enfatizou a participação das mulheres na composição da Chapa 10, com cargos de destaque. “Em nossa chapa, nós mulheres estamos presentes nas mais variadas funções. O que queremos é ir além do empoderamento e permitir que as colegas advogadas mostrem a capacidade que têm e também possam contribuir com grandes projetos para a OAB Tocantins”, afirmou Adriana Brandão.

A advogada Ester Nogueira, que é candidata no Conselho Federal, também esteve presente, juntamente com os colegas Leandro Finelli, Daniel Santos, Aarhão de Deus, Allander Moreschi e Márcio Lins.

Agenda:

Nesta quinta-feira, 01, será a visita da Chapa 10 será em Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Juvenal Klayber e os demais componentes da Advocacia Unida, OAB Respeitada terão um grande encontro, às 19h, no estabelecimento Mesa 14.

Sair da versão mobile