Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eleito 1º secretário do Senado, Irajá promete responsabilidade, transparência e honrar o Tocantins

O Senado faz a votação no final da tarde desta terça-feira, 2, para os demais cargos da mesa diretora.

Há disputa somente para a primeira vice-presidência da Casa. Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Lucas Barreto (PSD-AP) concorrem à vaga.

O tocantinense Irajá Abreu assume a 1ª secretaria. Este cargo já foi ocupado por Eduardo Gomes e também por Vicentinho Alves. Atualmente Gomes estava na mesa como 2º secretário.

“Com muita alegria informo que acabo de ser eleito 1º secretário do Senado Federal e terei a honra de trabalhar na Mesa Diretora da Casa ao lado do novo presidente, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Neste cargo, serei responsável pela condução administrativa do Senado. Agradeço às lideranças do meu partido, o PSD, por me indicarem para esta nobre função, e a todos os senadores que votaram em mim. Sei do enorme desafio que acabo de assumir e o meu compromisso é exercer esse cargo com responsabilidade e transparência para racionalizar o uso dos recursos públicos, preservar o bom funcionamento da Casa e honrar o Tocantins e os votos de todos os meus eleitores”, disse.

Para as demais funções, já foi pré-definida a seguinte composição:

* Segunda vice-presidência: Romário (Podemos-RJ);
* Primeiro secretario: Irajá (PSD-TO);
* Segundo secretário: Elmano Ferrer (PP-PI);
* Terceiro secretário: Rogério Carvalho (PT-SE);
* Quarto secretário: Weverton Rocha(PDT-MA);
* 1º suplente de secretário: Jorginho Mello (PL-SC);
* 2º suplente: Luiz do Carmo (MDB-GO);
* 3º suplente: Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Veja as funções da Mesa Diretora:

Além de participar das reuniões e decisões administrativas do Senado, os integrantes da Mesa Diretora têm uma série de atribuições e direito a indicar cargos para auxiliar nos seus trabalhos.
Veja outras atribuições:

* Presidente: definir, após reunião com líderes partidários, a pauta de votações; chefiar o Legislativo e presidir as sessões conjuntas do Congresso Nacional; exercer a Presidência da República na ausência do presidente, vice-presidente e presidente da Câmara (é o terceiro na linha sucessória); desempatar votações.
* Primeiro vice-presidente: substituir o presidente do Senado nas suas faltas ou impedimentos.
* Segundo vice-presidente: substituir o primeiro vice-presidente do Senado nas suas faltas ou impedimentos.
* Primeiro-secretário: ler, em plenário, documentos oficiais; receber e assinar correspondência oficial do Senado; gerir – em conjunto com o presidente da Casa – o orçamento do Senado; supervisionar atividades administrativas do Senado.
* Segundo-secretário: lavrar atas das sessões secretas e assiná-las depois do primeiro-secretário.
* Terceiro e quarto-secretários: fazer a chamada de senadores em casos previstos no regimento; contar votos em verificação de votação; e auxiliar o presidente na apuração de eleições.

As vagas nas mesas e nas comissões também dão aos partidos possibilidades de indicação para uma série de cargos, o que desperta o interesse dos caciques das legendas.

Sair da versão mobile