Ícone do site Gazeta do Cerrado

EletroTênis: Capaz de carregar até celular, estudantes criam calçado que gera energia limpa

EletroTênis - Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus (BA), desenvolveram o protótipo de um tênis capaz de gerar energia elétrica limpa.

Os secundaristas batizaram o calçado de EletroTênis, que é fruto de um trabalho da feira de ciências do colégio e que abarca temas como saúde, tecnologia e meio ambiente.

Segundo Oziel Silva, professor de física e coordenador do trabalho, o tênis se mostrou bastante eficiente nos testes realizados em laboratório.

EletroTênis

O professor explica que a energia produzida no circuito contido dentro do calçado é 100% limpa e capaz de acender dispositivos LED, além de carregar um celular via entrada USB ou ligar um disco rígido portátil.

As pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis geram energia quando são apertadas ou pressionadas (o que acontece justamente quando pisamos no chão).

De acordo com Oziel, o produto é seguro. “Isolamos o circuito em fita isolante, justamente para evitar defeitos que pudessem dar curto no sistema”, explicou.

Para o orientador, o projeto funciona perfeitamente, mas deve passar por modificações, para ser aprimorado.

Neste mês, o grupo de inventores por trás do tênis, composto pelos alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foi selecionado para participar da feira de ciências de Porto Alegre.

Os estudantes baianos esperam futuramente que o EletroTênis possibilite uma diminuição no uso de tomadas, resultando na eficiência energética. A invenção contou também com a ajuda do professor Davi Barreto, além de outros alunos, como Gabriela Cardoso, Eduardo de Jesus, Debora Escolástico e Vagner Santos.

Fonte: G1 via Razões para Acreditar

Sair da versão mobile