O processo de preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Gerais 2022 segue sendo realizado nesta sexta-feira (23/09) pelos cartórios eleitorais do Tocantins. Ao todo, 4,9 mil urnas eletrônicas estão sendo preparadas para 2 de outubro. O Tocantins conta com cerca de 4 mil seções eleitorais, distribuídas em 853 locais de votação.
Na 29ª Zona Eleitoral de Palmas, hoje foi dia de dar carga e lacrar todos os equipamentos que serão utilizados em 2 de outubro. A capital terá 614 seções eleitorais instaladas em 72 locais de votação. Pela manhã, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, acompanhou os trabalhos de preparação dos equipamentos, com a instalação das mídias nas urnas. Também estiveram presentes o juiz eleitoral da 29ª ZE, Antiógenes Ferreira de Souza; o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz Marcelo Faccioni; o promotor Eleitoral Fábio Lang; e a integrante da Missão de Observação Eleitoral Nacional, Graziela Reis.
Na etapa de preparação dos equipamentos, as urnas são alimentadas com os sistemas eleitorais oficiais, dados de eleitores e candidatos. Elas então são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam.
“Esta solenidade é uma cerimônia importante. A sociedade toda foi convidada para participar e observar a lisura e a transparência do processo. O nosso objetivo é exatamente esse: transparência. Mostrar como são geradas as mídias, como as urnas são preparadas e lacradas. É um processo de transparência”, destacou Maia Neto, reforçando ainda que todo o processo eleitoral ocorre dentro da normalidade nas 33 zonas eleitorais do Tocantins e que a expectativa da Justiça Eleitoral é que a votação seja muito tranquila no estado. “A expectativa nossa é que as eleições ocorram num clima de paz, de tranquilidade. É essa a mensagem que levamos à eleitora e ao eleitor. Podem ir tranquilos votar; estamos preparados para esse clima de harmonia e de paz”, afirmou o presidente do TRE-TO.
Acompanhe
Todas as cerimônias de preparação das urnas são públicas. As instituições fiscalizadoras, como partidos políticos, OAB e Ministério Público são convocados a participar; e qualquer pessoa pode também acompanhar os trabalhos nos cartórios. Na 9ª Zona Eleitoral, as cerimônias públicas estão sendo transmitidas ao vivo pelo Facebook do Fórum Eleitoral de Tocantinópolis. “Implementamos essa divulgação em tempo real pelo Facebook para facilitar o acesso da população aos atos realizados no cartório. É uma forma de contribuir com o combate à desinformação, uma vez que as pessoas podem acompanhar todo o processo de maneira remota”, destacou o juiz eleitoral Helder Carvalho. “Fizemos, inclusive, um teste de integridade da urna eletrônica, com a participação do promotor eleitoral Saulo Vinhal, para comprovar que todo voto digitado na urna é computado da forma correta, que o equipamento é seguro e que as pessoas podem confiar. Todo esse procedimento pode ser conferido pelo eleitor no Facebook da 9ªZE”, complementou.
Confira aqui o calendário de cerimônias das 33 zonas eleitorais do Tocantins.