Desde o último dia 6, segundo o boletim epidemiológico, Araguaína entrou na fase de transmissão comunitária pelo novo coronavírus. Isso significa que já não é mais possível mapear a cadeia de transmissão e identificar quem foi o responsável pela contaminação dos demais.
Nestas condições, a contenção do contágio só é possível com as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários. O superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas, ressalta que todos os casos positivos estão sendo monitorados e orientados pelas equipes de saúde.
“A medida mais importante neste momento é o isolamento social. Quem puder, fique em casa para ajudar a desacelerar o avanço da doença”.
Como funciona o isolamento social
No caso da covid-19, estudos apontam que cada infectado pode transmitir o vírus para uma média de 2,5 a 3 pessoas, o que leva a uma progressão bem rápida, em torno de 60 mil casos em dois meses, considerando a transmissão no 5° dia pós-contágio.
O isolamento social reduz o número de pessoas com quem cada infectado terá contato, diminuindo a velocidade de propagação da doença, o chamado achatamento da curva de crescimento. Com isso, o número de casos simultâneos cai, evitando a sobrecarga da rede hospitalar, havendo disponibilidade de leitos e equipamentos proporcionais ao número de casos.
Preciso sair de casa, quais cuidados tomar?
Use máscara, mantenha-se dois metros distante das outras pessoas, evite encostar em qualquer superfície, evite ao máximo tocar no rosto e sempre higienize as mãos, seja lavando ou utilizando álcool em gel 70%.
Fonte: Secom Araguaína
Fotos: Marcos Sandes
#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Araguaína
#TransmissãoComunitária