Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em meio a colapso, Dimas questiona ampliação de vagas em hospitais do TO: “São 223 leitos fantasmas?”

Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas - Foto: Gazeta do Cerrado

O ex prefeito de Araguaína e pré candidato ao governo do Tocantins, Ronaldo Dimas comentou numa rede social  neste sábado,13, sobre a falta de leitos para pacientes com Covid no Tocantins neste momento de alta do vírus.

O Estado não tem mais UTIs em hospitais públicos. A situação é a mesma em pelo menos outros 22 estados.

“Novos leitos de UTI COVID anunciados pelo Governo do Tocantins: 5 em 02/02, 16 em 23/02, 90 em 24/02, 50 em 04/03, 10 em 06/03 e 52 em 12/03. São 223 leitos fantasmas, já que ninguém sabe onde estão?
Entre o primeiro e o último anúncio, 269 tocantinenses, muitos por falta de UTI, faleceram vítimas do coronavírus”, disse Dimas.

Na última sexta-feira, 12, o governo anunciou a ampliação de mais leitos.

“Neste momento estamos ampliando em 52 leitos, sendo 22 leitos de estabilização, mas 150 ocupados atualmente, de 250 leitos clínicos. Vamos ampliar mais quatro em Dianópolis, 14 em Paraíso do Tocantins, 10 em Gurupi, 20 em Araguaína, além de nove em Porto Nacional”, ressaltou na ocasião o secretário Edgar Tollini.

O secretário reforçou que também foram abertos 10 leitos de UTI junto a instituição privada em Palmas e em 15 dias o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai receber mais 16 leitos. Além disso, em um mês deverão ser implantados mais 10 leitos em Porto Nacional.

“As dificuldades é que leitos de UTI demandam recursos humanos altamente qualificados e especializados, equipamentos, insumos e materiais médicos para que se possa dar continuidade ao tratamento. Mas reitero que não é somente abrir leitos que vai se conseguir mitigar essa situação de crescimento da pandemia, é preciso responsabilidade de todos”, pontuou Edgar Tollini.

Sair da versão mobile