Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em meio à crise, empresários tocantinenses encontraram alternativas para reinventar vendas e produtos

Inovar na maneira de chegar até os clientes: essa realidade dos pequenos negócios após a chegada da crise causada pela pandemia da Covid 19. A mudança de comportamento do consumidor nesse período já transformou as formas de venda, evidenciou a presença digital das empresas e até deu origem a novos produtos.

Com apoio do Sebrae, o feirante Sidney Maranhão aderiu ao Zap Delivery.

“Eu trabalho no Mercado Municipal de Araguaína há mais de 20 anos com vendas de queijo, rapadura, polvilho e precisei me reinventar neste momento. Encontramos uma forma de fazer o atendimento via aplicativo de mensagens e a entrega na casa do cliente, por meio da parceria com os mototaxistas. Tivemos uma aceitação muito boa, principalmente dos clientes que não podem sair de casa neste momento e assim, conseguimos manter nossas vendas”, explicou.

Leia também: Especialista orienta sobre como lidar com a demissão

Dono de uma fábrica de camas, Roberto Andrade Araújo, viu em um novo nicho, a oportunidade de continuar suas vendas.

“Eu fabrico camas box em Porto Nacional e vendo meu produto para as lojas de móveis que, em sua maioria, estão fechadas por conta da pandemia. Percebi um setor que não fechou as portas nesse período: os Petshops. Eu tenho duas cadelas em casa e fiz um experimento para elas. As camas box para pet nasceram assim, unindo o útil ao agradável.”, explicou o empresário que usou do momento para ampliar seu leque de serviços.

Fernanda Castro, dona de uma agência de turismo, buscou formas de ganhos futuros.

Leia também: Mesmo com pandemia TO registra abertura de novas empresas e queda no número de fechamento

“Trabalho com um dos setores mais abalados com a crise, o turismo, mas isso não me abateu. As pessoas não podem viajar agora, mas podem reservar sua viagem para depois, por isso estamos trabalhando com a venda de voucher com pacotes para quem quer conhecer a região das Serras Gerias, aqui no Tocantins. Quando a situação melhorar, voltaremos a receber grupos de turistas, e enquanto isso não acontece, a venda antecipada tem movimentado o capital que precisamos neste momento”, afirmou a empresária, que utiliza o ambiente digital para fazer conquistar clientes.

#DoLimãoàLimonada

#DoLimãoàLimonada é uma campanha do Sebrae Tocantins de apoio aos pequenos negócios que estão encarando as adversidades como forma de superação. São bons exemplos de como os empresários tocantinenses se reinventaram e fizeram da crise uma oportunidade, já que a habilidade de se transformar nunca foi tão importante para o sucesso de um negócio.

(Assessoria de imprensa Sebrae)

Sair da versão mobile