Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em meio a polêmica, Luana Ribeiro apresenta projeto para tornar pequi Patrimônio Cultural, Gastronômico e Ambiental do Tocantins

Deputada Luana Ribeiro - Foto: Reprodução

Deputada Luana Ribeiro – Foto: Reprodução

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Em meio a toda polêmica sobre o embate entre os estados de Goiás e Minas Gerais que querem ter a ‘capital do pequi’ para si, a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB), apresentou um PL que torna o pequi Patrimônio Cultural, Gastrotômico, Ambiental do Tocantins.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que o pequi seja legitimamente tocantinense, está em cada praça, rua, em cada cidade, inclusive, temos um município que se chama Pequizeiro”, disse Luana na sessão desta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa.

Pequi – Foto: Divulgação

Entenda

Montes Claros, no Norte de Minas, sempre foi conhecida como ‘capital do pequi’ e há mais de 30 anos começou a realizar um evento – Festa Nacional do Pequi – dedicado à valorização do fruto-simbolo do cerrado. Mas um projeto de autoria do deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG), que visa oficializar o título para a cidade mineira como ‘capital nacional do pequi’ gerou uma polêmica entre Minas Gerais e Goiás, com a reação do governador daquele estado, Ronaldo Caiado (DEM).

Por meio de uma postagem nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (5/2), Caiado diz que o pequi é símbolo da culinária de Goiás e faz parte de sua cultura. Ele chegou até a anunciar que vai mobilizar a bancada daquele estado na Câmara Federal para impedir a aprovação do projeto do parlamentar mineiro.

Ainda na postagem, o chefe do Executivo de Goiás ironiza a proposta. “Não tem base essa história de um deputado mineiro querer transformar Montes Claros na capital do pequi. Rolando de rir no chão. Pequi está no DNA goiano. Muito mais que símbolo de nossa culinária, faz parte de nossa cultura. Acionei o deputado José Nelto para mobilizar nossa bancada”, diz a mensagem de Caiado. “Já vamos fazer um acordo aqui: a gente deixa o “trem” e o pão de queijo pra vocês, mineiros, e em troca ninguém mexe no nosso pequi. Combinado?”, ironizou.

A “disputa” gerou polêmica, com inúmeros comentários na rede social sobre o assunto. Uma das pessoas que opinou a respeito foi a jornalista e apresentadora de TV Mariana Godoy. “(…) Eu comi pequi pela primeira (e única!) vez em uma cidade do interior de Goiás chamada… Mineiro”, declarou Mariana, em tom de brincadeira.

 

 

Sair da versão mobile