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Em menos de um mês, ventania derruba mais de 100 postes no Tocantins, diz concessionária

Divulgação

As chuvas chegaram com força total ao Tocantins. De 27/9 a 05/10 um evento climático severo impactou o estado. Na ocasião, o Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 100 mil raios e considerou como 4 o nível de severidade (isso numa escala de 1 a 5).

O impacto da mudança climática está sendo sentido especialmente na rede elétrica. De 27/9 até o dia 25/10, a Energisa já registrou a derrubada de mais de 100 postes por conta dos ventos, que estão com uma média 60 km/hora. Já foram registrados ventos com mais de 80 km/hora.

Ainda segundo informações, uma forte chuva derrubou apenas em Marianópolis, cerca de oito postes nesta sexta-feira, 25.

Um total de 16 postes foram derrubados em Marianópolis do Tocantins, Porto Nacional, Divinópolis e Palmas. A Energisa informou ainda que as equipes já substituíram os postes.

Em Marianópolis do Tocantins, cerca de 8 postes foram derrubados pelas chuvas – Divulgação

Maurício Zanina, coordenador do Centro de Operação Integrada (COI) lembra que por ser aérea há o impacto direto das chuvas e dos eventos na rede elétrica. E por isso, a Energisa se prepara durante todo o ano para minimizar os efeitos da chuva na rede. “Como este é um período de situações emergenciais, e vemos a nossa demanda aumentar neste período, já nos preparamos com um plano de contingência. Hoje, temos de forma permanente 15% a mais de colaboradores na operação e outros 40% do efetivo em sobreaviso para os casos de necessidade”, comenta.

Segundo Zanina, a Energisa está preparada para enfrentar situações crise durante temporais e tempestades. “O nosso plano de contingência prepara nossas equipes para atuarem em situações adversas e assim, garantir conforto para os nossos clientes. É claro que, dentro das condições encontradas após as chuvas, principalmente nas áreas rurais, contamos também com a atuação dos entes públicos que prestam serviços nas manutenções de estradas e acessos”, pontua.

Além de aumentar o efetivo, o plano de contingência inclui manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo e eletricistas de linha viva, podendo chegar a 345 equipes em todo o Estado. “As equipes são direcionadas conforme a necessidade de cada localidade, considerando sempre o cenário deixando pela chuva”, detalha Zanina.

O coordenador lembra ainda que a maior dificuldade da operação neste período de chuva está na zona rural, uma vez que a logística é mais difícil, já que são áreas distantes e de difícil acesso. “Nosso time está 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo e buscando solucionar o quanto antes a falta de energia. Exemplo disso é a região de Marianópolis, Porto Nacional, Palmas e Divinópolis que tiveram 16 postes derrubados por ventos e nossas equipes estão atuando para substituir o quanto antes”.

Rede aérea


No Brasil, as redes de distribuição de energia são aéreas e o impacto do clima – principalmente em situações adversas – provoca falta ou oscilação de energia. Neste caso, os principais fatores que impactam no fornecimento de energia são os raios, quedas de árvores sobre a rede elétrica, interferência de galhos ou objetos lançados na rede pela força dos ventos que provocam o rompimento de cabos.

Atendimento

Segundo o Inpe, raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Por isso, nesta época, oscilações da rede elétrica, causadas pelo mau tempo, são comuns. O atendimento nos dias de chuva forte prioriza o restabelecimento do serviço em hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas, além dos alimentadores com maior número de clientes.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, no número 63 9222-6664.

Cuidados em caso de tempestades:

• Fique distante dos cabos partidos;
• Caso um cabo partido caia sobre o veículo, fique dentro do carro. Chame a Energisa pelo 0800 721 3330 ou o Corpo de Bombeiros 193;
• Retire todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e desligue os fios de antena dos aparelhos;
• Evite o uso do telefone com linha durante a tempestade com raios;
• Fique longe de árvores e evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica;
• Mantenha distância das tomadas, janelas e portas metálicas;
• Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
• Afaste-se de campos abertos;
• Permaneça dentro do carro, pois ele garante isolação em caso de descargas atmosféricas;
• Mantenha-se longe de rios, córregos, lagoas etc;
• Chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, entre outros) devem ser desligados.

Canais
• Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
• www.energisa.com.br
• www.facebook.com/energisa
• Agências de atendimento presencial
• Ouvidoria – 0800 646 1196.

Fonte: Energisa Tocantins

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