Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em modalidade virtual, artistas locais apresentam peça teatral em homenagem ao aniversário de Palmas

Vai ter teatro no aniversário de Palmas sim!! Sem aglomerações, longe dos palcos tradicionais e cumprindo as regras de isolamento social, os amantes das artes cênicas do Tocantins vão poder rever alguns dos artistas da cena local em um espetáculo pra lá de descontraído. É o projeto “Teatro Virtual”, que lança a sua primeira apresentação nesta quarta-feira, 20, às 19 horas, no Youtube. A estreia do projeto contará com apresentação da peça “O Relatório do Prefeito Graciliano Ramos”, que poderá ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/channel/UC8UAG-BHPEz-5oghIWw00IA.

 

A trama se passa nos anos de 1930, na pequena cidade de Palmeira dos Índios, administrada pelo Prefeito Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, autor de Vidas Secas e tantas outras obras literárias que marcaram a segunda fase do modernismo. O relatório do final de sua gestão é leitura indispensável aos anais da Administração Pública. A peça é adaptada para o “Teatro Virtual” pelo escritor e diretor teatral Edson Cabral. “A obra aglutina vida real e profissional, numa simbiose de saberes, que prende a atenção e entretém a medida que adentramos as estratégias do jovem Prefeito”, adianta Cabral. São 20 cenas organizadas com dez atores, integrantes do elenco da Cia de Teatro Art’Sacra e convidados.

 

Projeto

Uma iniciativa do Grupo de Teatro Art’Sacra e Taquaruçu Garden, o projeto oferece peças, monólogos e declamações que são adaptadas e gravadas na linguagem de vídeo para formação de plateia e entretenimento para os amantes das artes cênicas no período de distanciamento social. “Tudo foi pensado e trabalhado no contexto de isolamento social”, adianta Edson Cabral. Após a epidemia, o objetivo é levar os espetáculos produzidos em circulação pelas salas de teatro do Estado.

 

De acordo com o diretor da Cia de Teatro Art’Sacra, Valdeir Santana, o projeto é de extrema importância para dar fluxo à criatividade do grupo e para oferecer à comunidade mais uma fonte de entretenimento e descontração, em meio à realidade tão tensa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A proposta é inovar e reinventar a arte cênica com a incrível capilaridade da tecnologia e das redes sociais”, conclui Valdeir Santama.

 

Ficha Técnica

Direção: Edson Cabral

 

Elenco:

Graciliano Ramos – Kaká Nogueira

Fiscal Juvenal – Valdeir Santana

Pai do Prefeito Graciliano – Josafá Miranda

Dona Benta – Aiany Muniquy

Saulo Silva – Talles Rodrigues

Severino Gouvêia – Saulo Cordeiro

Presidiário, Zé do Bode – Isaac Martins

Presidiário, Candieiro Queimado – Davi Maciel

Seu Quinzim – Eziron Cordeiro

Servidora Pública Aldenora – Alinia Sousa

fonte; Assessoria

Sair da versão mobile