Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em oito municípios tocantinenses, prefeituras são disputadas por apenas um concorrente

Seis deles são candidatos à reeleição.

 

Nas eleições municipais que acontecem em outubro, até o momento 324 candidatas e candidatos concorrem ao cargo de prefeito em todo o estado. Os dados estão disponíveis no DivulgaCandContas, sistema da Justiça Eleitoral que reúne todas as informações sobre os candidatos que foram registrados e suas respectivas contas eleitorais, assim como a dos partidos. As informações foram compiladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

 

Em oito municípios tocantinenses, o cargo de prefeito é disputado por apenas um concorrente. São eles: Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Seis dos concorrentes são candidatos à reeleição.

 

De acordo com a legislação eleitoral, será considerado prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, ou seja, não são computados votos em branco e nulos. Portanto, mesmo que seja uma candidatura única, o concorrente ainda pode ser eleito, ainda que a maioria dos votos seja brancos ou nulos.

 

Total de candidaturas

Na disputa pelo cargo de vereador, o Tocantins registra 6.459 candidatas e candidatos, concorrendo a 1.317 vagas nos 139 municípios. Somando os requerentes a vice-prefeito, no total são 7.112 candidaturas, até o momento, para as Eleições Municipais 2024.

 

O eleitorado

Já o eleitorado tocantinense é formado por 1.171.342 eleitoras e eleitores aptos a irem às urnas no dia 6 de outubro. São 591.881 mulheres e 579.461 homens, respectivamente 50,53% e 49,47% do eleitorado no Tocantins.

Do número total, 94% (1.101.460) possuem biometria coletada. A biometria torna o processo eleitoral ainda mais seguro, pois evita que uma pessoa vote no lugar da outra e também possibilita a detecção de eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.

 

Confira mais detalhes sobre o eleitorado tocantinense aqui.

 

Objetivos Estratégicos:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública

3- Fomentar a educação política da sociedade

 

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

Sair da versão mobile