Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em Palmas, quase metade dos infectados por Covid estão curados; 12 pacientes de fora estão em UTIs

Palmas registra mais 17 diagnósticos positivos para a Covid-19 e a Capital soma agora 406 casos confirmados da doença. Segundo o Boletim, Palmas totaliza 4.467 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19. Do total, 1.721 foram descartados. As informações são referentes à rotina de exames realizados neste sábado, 23, e foram atualizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) às 12 horas deste domingo, 24.

De acordo com o Boletim Epidemiológico deste domingo, 24, um caso confirmado neste sábado, 23, não era de um paciente residente da Capital e sim de Caruça (PA). O caso foi repassado para o Estado para que fosse contado no município de origem, deixando, dessa forma, de fazer parte do banco de dados de Palmas.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) revela que em Palmas há 190 pacientes com Covid-19 em isolamento domiciliar (46,8%), 199 recuperados (49%) e 13 internados (3,2%). Quatro pessoas faleceram de Covid-19 em Palmas, desde o início do monitoramento da doença, há 72 dias. A taxa de letalidade é de 1%.

Para detectar Covid-19 em pacientes com suspeita de ter a doença, em Palmas foram realizados 68 exames. Desse total, o Laboratório Central do Tocantins (Lacen-TO) confirmou 16 diagnósticos e descartou 51. A rede privada também realizou um exame que testou positivo para o novo coronavírus. O Laboratório Municipal não funciona aos finais de semana, exceto em casos de mutirões, por isso não há registros.

Internações

Publicidade

O Boletim também traz o total de pacientes internados. Conforme o documento, há 13 nessa condição na Capital. Desse total, nove encontram-se estáveis em leitos clínicos, sendo seis na rede pública e três na rede privada. Quatro pacientes encontram-se em estado grave e recebem cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de Palmas, sendo dois na rede pública e dois na rede privada.

Na Capital há também 14 pacientes de outras cidades ou estados internados com Covid-19, sendo 12 em estado grave, nove internados em UTI/UCI privada e três na rede pública. Outros dois pacientes encontram-se estáveis em leitos clínicos, sendo um na rede pública e outro na rede privada.

Esclarecimento sobre dados do Município e Estado

Apesar da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informar números diferentes do Boletim Epidemiológico de Palmas, cabe destacar que a SES contabiliza apenas casos recebidos até às 8 horas da manhã do dia do boletim, já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) soma casos confirmados recebidos até às 10 horas e realizados no dia anterior.

A Semus destaca que a Vigilância Epidemiológica de Palmas atualiza os casos no dia da investigação e a SES no dia seguinte. Destaca-se que o total de casos confirmados acumulados que está sendo divulgado está igual pelas duas secretarias, porém com essa oscilação entre um dia e outro pela forma de atualização

Fontes de infecção

A Vigilância Epidemiológica aponta possíveis fontes de infecção da doença em Palmas. O Boletim prevê que das 406 pessoas com casos confirmados de Covid-19, 186 pacientes (45,8%) tiveram contato com caso confirmado em Palmas, 23 (5,7%) estiveram em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, 28 (6,9%) estão em investigação epidemiológica, seis (1,5%) viajaram para o exterior, 46 (11,3%) viajaram para outros estados e 117 (28,8%) foram infectados pela doença de forma comunitária.

Índice de casos

Em relação ao índice de infecção na doença em Palmas, o levantamento mostra que existem 136 casos para cada 100 mil habitantes da Capital, enquanto que o índice do Tocantins é de 164 casos para cada 100 mil habitantes e a média nacional de casos é de 165 para cada 100 mil habitantes.

Brasil

Dados do Ministério da Saúde deste sábado, 23, mostram que o Brasil conta com mais 16.508 casos confirmados de Covid-19, totalizado 347.398 de casos registrados da doença. O país também teve 965 novos óbitos e tem um total de 22.023 mortes desde o primeiro caso. A taxa de letalidade brasileira é de 6,3%.

Sair da versão mobile