Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em Palmas, Viveiro produz e recupera plantas utilizadas na ornamentação

Divulgação

O Viveiro Municipal da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos de Palmas (Seisp) produz anualmente milhares de mudas ornamentais que embelezam os canteiros e jardins da cidade. Mas além de ser um berçário, o local também presta serviço de recuperação de plantas.

Atualmente, o local conta com diversas espécies que estão recebendo atenção especial, como é o caso das 500 exórias adultas, também conhecidas como ixórias, que estavam plantadas na Avenida Tocantins, em Taquaralto. Segundo o diretor de Parques e Jardins da Secretaria de Infraestrutura, Miguel Fonseca, as plantas estão no local há cerca de quatro semanas e o processo de fortalecimento durará três meses. “Assim que estiverem recuperadas, as exórias serão replantadas em alguns pontos da cidade, incluindo a Avenida Tocantins”, explica.

 Ainda de acordo com o diretor, as exórias serão utilizadas como matrizes para a produção de novas mudas, reduzindo assim os custos e melhorando o processo de produção.

Características

 Resistentes ao calor, a exória é um arbusto próprio para jardins tropicais. As folhas são simples e a planta produz belas flores em formato de estrela de quatro pontas, podem ser alaranjadas, róseas, vermelhas ou amarelas.

 

 

Fonte: Secom Palmas

Sair da versão mobile