Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em plano de governo, Cinthia promete ampliar assistência aos jovens e vale transporte a sete mil estudantes

Candidata a reeleição em Palmas, Cinthia Ribeiro - Foto: Divulgação/PSDB

Candidata a reeleição em Palmas, Cinthia Ribeiro – Foto: Divulgação/PSDB

Em material enviado à imprensa, a prefeita de Palmas e candidata a reeleição, Cinthia Ribeiro (PSDB) afirma que outra grande marca de sua administração, é a estruturação de políticas públicas voltadas para a juventude. Um dos projetos de destaque é o Cartão do Estudante, que será ampliado nos próximos anos e atenderá até sete mil estudantes universitários e da rede técnica, com a oferta de passe estudantil de transporte público.

O Cartão do Estudante possibilita uma economia importante para os estudantes com menor poder aquisitivo. Nos últimos anos, a gestão da Prefeita Cinthia beneficiou uma média de 550 anualmente. Em contrapartida, os estudantes participam de ações voluntárias, fortalecendo os laços com a comunidade.

Sci e Fi e educação

A tecnologia tem espaço garantido com Palmas Summit, evento que visa despertar nos jovens palmenses o gosto pela tecnologia e pelo empreendedorismo. O projeto é similar a uma feira de produtos inovadores e de criação jovem, além de englobar diversos eventos da cultura pop como feira cosplay, workshops, startups, stand up comedy, talk shows e shows de renome nacional, bem como palestras com os maiores empreendedores do país.

Somente em 2019, a Fundação Municipal da Juventude de Palmas atendeu cerca de dez mil jovens. A meta agora é ampliar esse número, pois a população jovem de até 29 anos corresponde a um terço dos habitantes da Capital, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Outro importante passo para democratizar o acesso à Educação Superior e Técnica é o cursinho pré-vestibular Vem Enem. As aulas gratuitas para 600 jovens acontecem três meses antes do Exame Nacional do Ensino Médio.

É jogo, é música, é festa e capacitação

Na gestão Cinthia diversas ações movimentaram a cena esportiva, musical e assistencial, como competições esportivas tradicionais e virtuais atreladas a temas de pertinência social, como prevenção às drogas, depressão, automutilação e suicídio. Dentre as iniciativas está o projeto Palmas para a Vida, com saldo de oito mil participantes em palestras motivacionais.

O Estação da Juventude é referência na oferta de oficinas profissionalizantes. São duas unidades na cidade localizadas no Setor Santa Bárbara e na Região Norte. Ao todo atenderão cerca de 3 mil quando estiverem operando no máximo de sua capacidade. Os cursos ofertados são de panificação, cabeleireiro, maquiadora, secretário, garçom, cerimonial, dentre outros.

Para os próximos anos, a Prefeita Cinthia vai implantar o projeto Qualifica PMW, com cursos voltados para o empreendedorismo jovem. O objetivo é atender cerca de mil alunos a cada semestre, com qualificação em marketing pessoal, técnica de vendas e atendimento ao público, noções de secretariado, confecção curricular, técnicas em entrevista de emprego e legislação empresarial.

Sair da versão mobile