A ponte Leôncio Miranda de Pedro Afonso está sem manutenção. O cartão postal de uma das principais temporadas de praia do Estado, que encontra-se sob o Rio Tocantins na BR-235, está com luzes queimadas e postes danificados conforme nossa equipe constatou in loco.
À noite é preciso atenção e cuidado com os veículos em meio à escuridão, conforme mostra registro fotográfico da Gazeta.
A prefeitura de Pedro Afonso informou à Gazeta do Cerrado que “em relação à manutenção e reestruturação do sistema de iluminação púbica da Ponte Leôncio Miranda, localizada na BR 235, a responsabilidade de manutenção é de total competência do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit).
O órgão ainda disse: “Ressaltamos que caso o órgão tenha interesse de fazer um termo de cooperação ou um termo autorizativo para que façamos a manutenção da iluminação, por ser algo que irá beneficiar os cidadãos pedroafonsinos, a Prefeitura de Pedro Afonso se dispõe a arcar com os custos dos reparos da iluminação. Entretanto, hoje, entendemos que os serviços de preservação e conservação da ponte Leôncio Miranda é de total responsabilidade do Dnit”, se propôs.
A Gazeta do Cerrado fez contato com a DNIT para esclarecimento, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Entenda
A prefeitura de Pedro Afonso e a DNIT divergem sobre a responsabilidade da manutenção da iluminação do local, segundo relatos.
A ponte está sem iluminação há quase três anos. Um risco para quem trafega no período da noite.
Segundo informações, a DNIT estava elaborando um plano de ações para solucionar o problema de iluminação pública das pontes e rodovias que cortam os municípios. Contudo, outra informação é de que o departamento anunciou também que a reforma de iluminação era de responsabilidade do município, de acordo com a Constituição Federal, além da ponte servir de atração turística na temporada de praia.
Texto: Hellen Maciel