Matéria atualizada em 04/11/2018 às 17h30
A primeira prova do Enem aplicada neste domingo (4) foi cancelada numa universidade particular em Porto Nacional, a 66 km de Palmas. O estudante Flayo Matos disse que os candidatos foram liberados por volta das 14h, porque os aparelhos de ar-condicionado pararam de funcionar por causa da queda da energia elétrica.
O Inep confirmou que a prova foi de fato cancelada em razão da falta de energia elétrica. Disse que não haverá prejuízo aos participantes e que a prova será reaplicada nos dias 11 e 12 de dezembro desse ano.
“As provas foram encerradas em torno das 14h, horário do Tocantins, devido a falta de ar-condicionado nas salas, gente passando mal, desmaiando, gente suando, aquele agonia em sala e comprometendo o desempenho dos alunos, que tiraram o fim de semana e largaram família para estudar e chegaram no dia da prova, e aconteceu um descaso daquele”, disse.
Um vídeo feito por Flayo mostra vários jovens na porta da universidade após o cancelamento do exame.
A estudante Nayara Cristine Pereira Goffi morava em Porto Nacional, quando fez a inscrição do Enem, mas depois se mudou para Belém (PA) e precisou voltar à cidade do Tocantins só para fazer o exame. A preocupação dela é ter que voltar outro dia só para fazer a primeira prova.
“Achei um descaso com os alunos que vêm se preparando durante todo um ano e me pergunto o que será que vai acontecer com as pessoas que assim como eu, residem em outros estados”.
Em nota, a Energisa Tocantins, informou que o transformador de energia que alimenta o a instituição de ensino é da própria faculdade, e que, neste caso, o problema foi na rede interna de responsabilidade do estabelecimento de ensino.
Fonte: G1 Tocantins