Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em reunião do comitê, secretário garante que UTIs em Porto e Paraíso sairão até final do mês

Durante reunião do comitê estadual, o secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, salientou a transparência da gestão em divulgar dados da vacinação, a ocupação de leitos e a fila de espera pelos mesmos.

Desde o dia 29 de março, estamos colocando à disposição a fila da regulação dos leitos, logicamente respeitando o sigilo do paciente que está internado. Na primeira postagem, nós tínhamos 72 pessoas nessa condição de espera e, hoje, nós temos 25 pessoas na espera. Apesar de ter diminuído, para nós ainda é muita gente e queremos baixar esse número. Durante esse período, a Secretaria tem trabalhado continuamente nisso e, inclusive, quinta, sexta e sábado, com recebimento de vacinas. Recebemos mais de 50 mil doses de vacinas na quinta, fizemos toda a conferência necessária e já, hoje, estamos fazendo a distribuição aos municípios”, assegurou.

O titular da SES informou que as primeiras 360 doses já estão disponíveis para a imunização dos profissionais que atuam nas forças de segurança. “É somente o início. Toda vez que chegarem doses, 6% serão destinadas às forças de segurança pública até que a gente feche esse número, que são cerca de 8 mil profissionais que fazem um trabalho muito importante nas ações de combate e prevenção”, frisou.

O secretário Edgar Tollini destacou ainda que, atualmente, o Tocantins conta com 430 leitos, sendo 262 clínicos e 168 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que até o final do mês mais 20 leitos devem ser habilitados em Paraíso do Tocantins e mais 10 em Porto Nacional. Quanto às vacinas, o Tocantins já recebeu 270.250 doses, das quais 206.968 foram distribuídas aos municípios.

O secretário de Estado da Fazenda, Sandro Armando, destacou que a gestão está focada nas áreas de Saúde e Assistência Social. “Continuamos em equilíbrio e todos os municípios estão com os repasses em dia. Estamos cumprindo as determinações do governador Carlesse de priorizar a Saúde, em contato com os consórcios para efetivar a compra de vacinas, e além disso, viabilizar a compra de cestas básicas para garantir o alimento aos que necessitam”, afirmou.

O governador Mauro Carlesse encerrou a reunião agradecendo aos servidores do Estado. “Nós vamos intensificar com nossos prefeitos, pedir ajuda a eles. Intensificar com nossos servidores, eu fico honrado em saber que os nossos servidores estão colaborando com as medidas. Graças a Deus, a curva já baixou, mas temos que continuar nesse mesmo esforço. O momento é de trabalho, de vacinação. A vacina faz a diferença. O Amazonas está mostrando isso”, concluiu.

Sair da versão mobile