Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em três meses, só 40% dos indígenas tocantinenses foram vacinados e índice de curados passa dos 90%

Divulgação

Maju Cotrim

Neste dia 19 de abril, Dia ds Povos Indígenas, o vacinômetro aponta que foram vacinados contra covid até agora 4250 indígenas com a 1ª dose da vacina e 3017 com a segunda.

Cerca de 40% dos indígenas do Estsdo foram vacinados até agora.

No Tocantins foram 1198 infectados pelo vírus, 1184 se curaram e pelo menos 10 morreram. O índice de recuperados chegou a 98%.Atualmente, nenhum estaria na fase ativa do vírus, segundo o Boletim da Sesai.

Dentre a população indígena do Polo Base Oriximiná, do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI GUATOC) os casos confirmados chegaram a 1527 sendo 1497 curados e 17 mortes.

No Tocantins, um dos alertas foi nas aldeias da Ilha do Bananal que chegaram a ter infestação preocupante. Em Formoso, 408 indígenas foram vacinados até agora com a 1ª dose e 310 na segunda.

O Estado do Tocantins possui uma população étnica indígena muito diversificada. São aproximadamente 13.171 pessoas, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2010. Eles são detentores de costumes, organizações sociais e tradições culturais bastante diversificadas.

No Tocantins, são oito etnias indígenas existentes:Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros. Esses povos estão situados, espacialmente, em diferentes regiões tocantinenses nas terras indígenas oficialmente demarcadas. As terras indígenas se subdividem em comunidades tradicionalmente conhecidas como aldeias.

A continuidade do uso de suas línguas maternas é um dos aspectos que representa e singulariza a diversidade dos povos indígenas do Tocantins. Nos eventos culturais há exuberante beleza de artesanato, pinturas corporais e adornos que enfeitam suas festas e rituais realizado

Mais de 600 indígenas morreram de Covid-19 no Brasil desde o começo da pandemia em 2020, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Deste total de mortes, 124 foram registradas no Amazonas, estado que concentra a maior parte das tribos brasileiras.

De acordo com o último boletim da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o Amazonas tem mais de 8.500 casos confirmados de Covid-19 entre os índios.

Sair da versão mobile