Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em vídeo, Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação

Vídeo da campanha do candidato do Podemos, Alan Brabiero, veiculado nesta segunda-feira, 19 de outubro, nas redes sociais e na propaganda eleitoral de TV ressalta a importância da implantação da UFT (Universidade Federal do Tocantins) para o Estado e para a Capital.

Alan Barbiero participou da criação e implantação da universidade no início dos anos 2000. Seu trabalho e liderança, o levou a condição de primeiro reitor da instituição, sendo eleito com mais de 80% dos votos e reeleito com mais de 90%.

Ele ficou de 2003 a 2012 à frente da UFT e, neste período, sete campi foram construídos e implantados, de Norte a Sul do Tocantins, trazendo uma grande melhoria na infraestrutura da universidade, com muitas obras e mais de 60 cursos de graduação e pós-graduação estruturados. Em Palmas, deixou uma cidade universitária, dando oportunidade a milhares de jovens a ter uma profissão após estudarem em uma instituição de qualidade. “Fizemos uma verdadeira revolução em sete cidades, melhoramos tudo. Em pouco tempo de minha gestão, a UFT se tornou a maior e melhor universidade do Tocantins e a terceira de toda a Região Norte. Iniciamos o primeiro vestibular com 1 mil vagas por ano e elevamos para quase 3 mil vagas. Cerca de 20 mil alunos formados com curso superior”, destaca Alan Barbiero. No vídeo, o locutor ressalta parte destas ações enquanto a tela mostra imagens com fotos da época do ex-reitor e com notícias da época das realizações de Alan à frente da UFT.

Para o candidato, é uma honra poder relembrar essa história e um orgulho ter realizado tanto. “Começando com muitos problemas, mas com uma equipe competente e com a participação dos alunos, professores e técnicos administrativos transformamos esta realidade e implantamos grandes projetos de sucesso na formação de jovens, na pesquisa tecnológica, na formação de professores, na inclusão de populações vulneráveis, bem como na oportunidade para pessoas da terceira idade estudarem com o nosso projeto da Universidade da Maturidade (UMA/UFT). Era uma luta permanente para conseguir recursos, poder aumentar as atividades e manter a qualidade do ensino enquanto ampliávamos o número de cursos e quantidade de alunos”, destacou Alan.

Quando Alan assumiu a universidade, o orçamento da instituição era de cerca de R$ 20 milhões. Ao entregar a gestão ao seu sucessor oito anos depois, conseguiu deixar a universidade com um orçamento de mais de R$ 120 milhões. “Nós conquistamos isso pelo nosso trabalho de qualidade, pelas ações corretas e por nossa gestão eficiente. Ganhamos a confiança no governo federal através do diálogo, de bons projetos e sobretudo da nossa correção. Com isso, o resultado chegou”, salientou o candidato, ao ressaltar que terá esse mesmo poder de diálogo e de bons projetos para buscar os recursos que Palmas precisa.

No final do vídeo, o locutor enfatiza o compromisso de Alan com a educação: “Alan é o candidato a prefeito de Palmas que realmente tem compromisso e trabalho prestado na educação.”

Fonte/Foto: Assessoria – divulgação

Sair da versão mobile