Ícone do site Gazeta do Cerrado

Emenda de Ayres na LDO prevê percentual obrigatório de recursos para a Unitins

Foto – Dicom Aleto

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou uma emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que conste no orçamento o repasse percentual de recursos para a Unitins. Segundo a emenda do parlamentar, serão aplicados 1,0% da Receita Corrente Líquida do orçamento estadual para a manutenção do ensino superior público estadual.

Segundo Ayres, a emenda visa inserir no Orçamento do Tocantins a garantia de um percentual obrigatório de recursos para a Unitins, única instituição de ensino superior pública estadual. “É mais um passo na autonomia da nossa universidade estadual, pela qual venho lutando há anos. O recurso previsto no orçamento, garante a sua destinação e facilita o planejamento das ações por parte da Unitins”, ressaltou Ayres.

O deputado ainda acrescentou que esse repasse irá assegurar a manutenção dos câmpus e polos universitários da Unitins, bem como para implantação das unidades já aprovadas. “A nossa Unitins está em franco crescimento, com vestibulares e cursos importantes como o de medicina em Augustinópolis. Com recurso em caixa, tenho certeza que a universidade irá crescer ainda mais e beneficiar milhares de tocantinenses com ensino público, gratuito e de qualidade”, pontuou o deputado.

A LDO ainda tramita na Assembleia Legislativa, o prazo para apresentação de emendas já foi encerrado. A matéria aguarda agora a apresentação do relatório e votação na Comissão de Finanças para então ser encaminhada para apreciação no plenário da Casa de Leis.

Luta pela Unitins

Também de autoria do deputado estadual Ricardo Ayres, tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que determina que 80% das vagas nos vestibulares da Unitins sejam destinadas aos estudantes tocantinenses, oriundos de escola pública.

Sair da versão mobile