Deputado Estadual Olyntho Neto – Foto – Clayton Cristus/Aleto
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, em sessão extraordinária, nesta quinta-feira, 6, o Projeto de Lei nº 07/2023, de autoria do governo do estado, que altera a Lei nº 3.872/2022, que autorizou o Poder Executivo a contratar um empréstimo com o Banco do Brasil no valor de R$ 230 milhões. Antes de chegar ao Plenário, o PL nº 7 recebeu, na Comissão de Finanças, uma emenda do deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) que garantiu recursos para a pavimentação asfáltica de várias quadras de Palmas.
Segundo Olyntho, a decisão de apresentar a emenda foi tomada depois de conversas com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o presidente da Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro. “Existem várias quadras de Palmas que são responsabilidade do governo do estado. Os moradores aguardam há muitos anos pelo asfalto. Ciente disso, procurei o governador Wanderlei e o secretário Márcio para resolvermos o problema. Após levantar os custos da obra, resolvemos destinar recursos deste empréstimo, que voltou a ser discutido na Assembleia, para a realização da pavimentação asfáltica de áreas urbanas que pertencem ao estado, entre elas diversas quadras da capital”, explicou.
Com a emenda de Olyntho, o estado poderá direcionar uma parte dos recursos do empréstimo com o Banco do Brasil para a execução de obras de infraestrutura em quadras esquecidas de Palmas como a 1007 Sul. “Apesar de densamente povoada, a Quadra 1007 Sul não conta ainda com a infraestrutura necessária para que haja qualidade de vida para os moradores. Na época das chuvas, eles sofrem com a lama que deixa as ruas quase intransitáveis; já no período de estiagem, que começou agora, a preocupação é a poeira, que causa transtornos e problemas de saúde, principalmente entre idosos e crianças”, frisou o parlamentar.
“Graças à sensibilidade do governador, à competência da equipe da Ageto e ao apoio dos colegas deputados, conseguimos aprovar esta importantíssima emenda ao empréstimo, que vai beneficiar milhares de famílias tocantinenses. O asfalto é sinônimo de progresso, de bem-estar social e desenvolvimento, pois melhora a mobilidade urbana, valoriza os imóveis, além, é claro, de atrair investimentos. Aprovada a nova destinação destes recursos, tenho certeza que, em breve, o governo do estado irá licitar os serviços para que, contratada a empresa, esta possa iniciar, imediatamente, a tão sonhada pavimentação”, concluiu Olyntho.
Fonte- Ascom Olyntho Neto