Ícone do site Gazeta do Cerrado

Emoção e resgate da história marcam reabertura do Palacinho; Siqueira dá aula sobre criação do Tocantins e entrega sugestões para o governo

Maju Cotrim

O Palacinho reabriu as portas nesta terça-feira, 19, em solenidade que contou com a presença do governador do Tocantins, Mauro Carlesse e ainda do ex-governador Siqueira Campos.

O local foi reformado e ganhou novas mobílias além de mais peças de acervo.

Carlesse e Siqueira assistiram ao evento juntos assim como vários pioneiros do Tocantins e presidentes de instituições. O Coral do Tribunal de Contas se apresentou e um vídeo mostrou a trajetória do Palacinho.

Vários deputados e secretários também participam.

O Palacinho é um dos principais museus do Tocantins com arquivo histórico do Estado.

Em seu discurso o governador Carlesse reiterou o apoio à cultura e história do Tocantins e falou da importância do legado de Siqueira. “É uma honra para mim estar aqui neste momento como governador”, disse.

Carlesse disse que é importante o envolvimento da iniciativa privada.

Emocionado, Siqueira falou em seguida mostrando bom humor. Ele lembrou alguns companheiros que estavam presentes.

Ele apresentou e entregou um arquivo de planejamento do Estado até 2020 e nas mãos de Carlesse. “Tem alguns dados que até hoje são muito bons e vão criar facilidade com estudo e conhecimento”, disse o ex-governador que entregou ainda outros documentos históricos.

Ele pediu que o governo faça o projeto nos mesmos moldes do Pioneiros Mirins, mesmo que mude o nome. “Seu governo e o de um homem sério e competente e que está organizando o Estado e levando o pra frente”, disse.

Ele afirma que convive atualmente com “A elite mais aprimorada e importante da federação”, disse.

Praxedes agradece

O idealizador do Movimento Amigos do Palacinho, o conselheiro do TCE, Wagner Praxedes abriu os discursos. Ele fez uma fala de agradecimento a todos que se envolveram no momento. Segundo ele, o governador abraçou desde o início a ideia do projeto. O movimento começou dia 8 de abril deste ano. “O Museu é do povo e não pode acabar”, disse.

Wagner Praxedes

Darci exalta a história

O deputado constituinte e ex-deputado federal, Darci Coelho falou em seguida e disse que o evento marca um encontro com a história para reviver os tempos heróicos da implantação do Tocantins. Ele disse que a atual gestão está fazendo voltar o período de grandes realizações. “Esta obra simboliza o trabalho dos bravos pioneiros”, disse.

“Daqui brotaram muitas das primeiras decisões que fincaram os alicerces deste grande e futuroso Estado”, afirmou em seguida.

Antônio Andrade exalta Carlesse

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade fez uma homenagem a Siqueira Campos e disse que o Palacinho é um resgate da história. Ele disse que o parlamento estadual apoia a iniciativa,

Pioneiros

Raimundo Boi, Darci Coelho, Walfredo Antunes e vários outros pioneiros participaram.


Sair da versão mobile