Ícone do site Gazeta do Cerrado

Empoderamento feminino é tema de espetáculo teatral com exibições online nesta semana

A arte pode contribuir para o desenvolvimento crítico, do empoderamento e do sentimento de pertencimento de pessoas. É com este objetivo que a atriz Patrícia de Sá apresentará nesta semana a esquete auto ficcional “Ser Feminino”, dirigido pela atriz Bianca Melo. As apresentações acontecem nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, e na próxima terça-feira, 29, sempre às 19 horas, na plataforma Google Meet. Para ter acesso à apresentação os interessados devem clicar no link disponível na bio do Instagram do Grupo Um Ponto Dois de Teatro (@grupoumpontodois) 30 minutos antes de cada apresentação.

 

Voltada para grupos de mulheres de diferentes idades, a peça com pouco mais de oito minutos traz reflexões sobre questões que atingem as mulheres na atualidade e propõem um diálogo com as espectadoras sobre ser mulher no século XXI. Após a exibição da esquete, será aberto um espaço para o diálogo entre atriz, diretora e espectadoras, buscando proporcionar um espaço de troca, com empatia, respeitando histórias, conquistas, dores e lugar de fala de cada uma.

 

O projeto busca estimular mulheres de diferentes idades, sem restrições às condições socioeconômicas e étnicas para atuarem como protagonistas do seu próprio crescimento, além de atuarem como agentes de transformações sociais e tornarem-se multiplicadoras do empoderamento feminino. Segundo a atriz, a esquete se propõe ser um disparador para o diálogo entre mulheres. “Um espaço protegido para trocas de experiências e sentimentos, respeitando corpos, formas, vontades e desejos de cada uma. Para mim, é um trabalho em constante construção, pois se propõem a dar voz a estes corpos femininos”, afirmou Patrícia de Sá.

Publicidade

 

Projeto

O projeto é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas, com o objetivo de ampliar a presença da pauta feminina e a quebra de estereótipos de gênero, vinculada a posições de menor prestígio.

Destinado ao reconhecimento e ao fomento à arte e a cultura em Palmas, o edital da Lei Aldir Blanc 010/2021, promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural (FCP), com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura, selecionou 51 iniciativas culturais que receberam o prêmio de R$ 10 mil cada.

Oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, os projetos culturais e artísticos estão sendo executados em Palmas e transmitidos pela internet e disponibilizados por meio das redes sociais e outras plataformas.

Sair da versão mobile