Ícone do site Gazeta do Cerrado

EMPODERAMENTO FEMININO: Professora inova, aposta no turismo em Lajeado e cria estilo de Pousada Rural que vem atraindo famílias de todo país

 

Maju Cotrim

Tania Batista, 55 anos, Tocantinense da cidade de Itaporã. Ela faz questão de receber todos que chegam na hoje Pousada Pouso das Araras construída com muito suor por ela e sua família.

Estudou geografia em Goiânia, por opção. “Eu escolhi ser professora de geografia, sou apaixonada pelo meio ambiente, mas na época Engenharia Florestal so tinha em Brasília e eu não gostava da cidade”, disse. Ela lembra que tudo aconteceu no periodo de transição da ditadura para democracia, em 83. “Fiz o ensino médio lá em Goiânia e entrei na faculdade em 86”.

“Voltei pro Tocantins em 92 fiz o concurso do Estado e passei. Fiquei 30 anos trabalhando, 26 deles na sala de aula, antes eu fiquei na Naturatins, Secretaria da Juventude.” Tânia está em processo de aposentadoria, mas ainda deseja dar suas últimas aulas antes.

Publicidade

Pousada
“A ideia do empreendimento surgiu do casal, meu esposo sempre quis uma chácara e eu também sempre gostei de viver na roça. Procuramos várias áreas perto do lago, mas essa aqui foi paixão a primeira vista, achamos em 2013. Faz 3 anos que fizemos a pousada, o propósito era de construir apenas pra mim. Mas começamos a receber pessoas aos poucos com apenas 2 quartos, pelo RNB. Daí minha filha falou que iria fazer o Instagram da pousada e a partir daí começou a bombar quando o público descobriu o local”.

A proposta lá é bem definida, a de proporcionar uma experiência de uma pousada rural com conexão total com a natureza e com consciência ecológica. O sistema da pousada é todo ecológico, são 3 fossas pra evitar sobrecarga, o adubo das pequenas plantações é orgânico, feito pelos proprietários. Tânia faz questão e se preocupa para que os animais, os macaquinhos, continuem na área.

Seu marido, Cledismar, mais conhecido como Tito, foi quem a ajudou durante todo a trajetória além de toda sua família. “Aqui cada detalhe da construção foi ideia minha feita por ele, meu marido. Depois que ele adoeceu agente precisou fazer algumas coisas a mais, mas sempre preservando nossas ideias”

O casal já tinha empreendido antes, ao montar uma loja de noivas e outra de decoração no Interior, mas deixaram de lado ao se mudarem pra Palmas, onde tentaram conduzir uma loja de roupas, mas não deu certo.

Tania, por ser uma das precursora do turismo na região, afirma que também incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo. “Aconselho cada pessoas que mora aqui a montar uma pousada com ideia diferentes. Mas para o meu empreendimento dar certo não bastou apenas criatividade, precisei arregaçar as mangas. Eu e meu esposo acordávamos 5h30 da manhã e dormíamos 00h para conseguir construir a pousada.”

Tania também diz que preza por comprar produtos locais para pousada, queijos, leites, requeijão. Assim ela ajuda a circular a economia da região e ainda oferece para seus hóspedes produtos da agricultura familiar.

A empreendedora também fez parcerias com outros moradores locais para realizarem passeios na região.

Tania também fez questão de falar sobre Ariela, de 28 anos, filha do Casal que foi uma das pessoas que apoiou o negócio dos pais, a outra filha Amanda que ajuda tambem na área de alimentação junto com todos os outros familiares. “Ela mora em Palmas, mas ta sempre ajudando a gente por aqui. Todos os meus filhos são formados na área do turismo.” Ela destacou ainda o incentivo dos genros.

Inspiração

A empreendedora ainda deixa um recado para aquelas mulheres que estão se aposentando. “Não podem ficar paradas, elas tem que investir em algo diferente, por exemplo a dona Luizinha, uma moradora daqui que se aposentou, mas continuou ativa, faz mudas de plantas pra vender, isso ajuda muito na saúde da cabeça.

Veja abaixo os detalhes da pousada,
Preços e tudo que está incluso. A Pousada recebe também pelo Airbnb.

Horários:
Você pode chegar na pousada a partir das 10h e sair até às 17h.

Check-in na Acomodação: 13h
Check-out na Acomodação: 12h

Caso não tenha outros grupos para chegar na acomodação você pode ficar até às 17h na acomodação.

Como reservar e Forma de pagamento:

Pagamento pix, transferência ou dinheiro, não aceitam cartão.

Confirmação da reserva:

A Pousada cobra 50% do valor adiantado e o restante no dia do check-in. Após a confirmação do adiantamento, você tem 7 dias para cancelar a reserva com reembolso. Não há como fazer reserva sem a confirmação do adiantamento.

Cardápio

Mas, como chegar na pousada?

Indo no sentido Lajeado, antes do km 22, entre no bar do Zeca tatu e suba serra, quando estiver descendo, acompanhe as  setas laranjas, que te levaram ao povoado. Ao chegar  na igreja assembleia de Deus, azul e branco, comtinue seguindo as setas laranjas e você chegará na pousada.

Assim que sair de Palmas, coloque  a localização off-line.

Atrativos da pousada:

Passeio: R$80 reais por pessoa Além das lindas cachoeiras a trilha conta com muito conhecimento sobre a fauna e flora da região!

Cachoeira do Kael – São 3km de carro da pousada até a entrada da trilha e mais 15min de trilha para chegar na cachoeira. A Cacheoira é uma linda piscina natural com água transparente e 3 lindas quedas d’água.

Após conhecermos a Cachoeira do Kael seguimos para a cachoeira da Gruta, que são 20min em uma linda trilha com uma parte por cima do rio.
A parte que caminhamos sobre o rio é nível leve, permitido também para crianças.

Veja pouco da trilha até a cachoeira da gruta: IMG_7008

Sair da versão mobile