Ícone do site Gazeta do Cerrado

Empresa de mineração pretende gerar cerca de 800 empregos no sudeste do TO

Governador Carlesse recebeu prefeitos de várias regiões do Estado para ouvir as demandas locais e firmar parcerias - Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador Carlesse recebeu prefeitos de várias regiões do Estado para ouvir as demandas locais e firmar parcerias – Esequias Araújo

Onze prefeitos oriundos de várias regiões do Tocantins foram mais uma vez recebidos nesta quarta-feira, 10, no Palácio Araguaia, para um encontro com o governador do Estado, Mauro Carlesse. Em reunião individual, o Chefe do Executivo tocantinense ouviu as demandas de cada um dos gestores e assegurou o apoio do Governo em ações diretas nos municípios.

“Nossa proposta é que essas reuniões aconteçam com frequência para ouvirmos as demandas e que, juntos, possamos procurar soluções e orientar cada gestor em como buscar recursos e atrair investidores para melhorar a vida da população”, destacou o governador Carlesse.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reiterou que o Palácio Araguaia está de portas abertas para todos os gestores municipais e a comunidade. “É muito importante esse diálogo e todo prefeito é bem-vindo para firmarmos parcerias e buscarmos soluções que contemplem os moradores de cada localidade. Esse é o propósito da nossa Gestão Municipalista”, ponderou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, que intermediou a reunião com os prefeitos, destacou a necessidade de ajudar principalmente os novos gestores municipais. “O Governador tem um pensamento municipalista e está recebendo os prefeitos justamente para resolver os problemas dos municípios. A gente sabe que, nesta pandemia, os municípios estão em situação difícil, sabe que os prefeitos que assumiram agora pegaram as prefeituras praticamente sucateadas, quem está em reeleição está com a casa organizada”, ressaltou.

Publicidade

Da região do Vale do Araguaia, o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, falou da importância da abertura do diálogo para resolver as demandas da região. “Tem sido muito importante este contato que estamos tendo com o Governador. É um diálogo direto que vem facilitando o atendimento de nossas demandas, diminuindo os protocolos”, destacou.

Do município de Santa Tereza, região central do Estado, o prefeito Antonio Campos, trouxe demandas referentes às áreas de infraestrutura e educação. “Temos buscado apoio para ações de infraestrutura, reforma de escolas e melhorias de ruas. Estamos com uma grande expectativa de que teremos este apoio e levaremos estes benefícios ao município”, ressaltou.

Já da região do Bico do Papagaio, do município de Nazaré, o prefeito Clayton Rodrigues ressaltou o caráter municipalista da Gestão Estadual. “Temos observado que este Governo, de forma municipalista, vai favorecer a gente e precisamos muito disso, principalmente por conta do momento de pandemia que estamos vivendo. O Governador tem se mostrado parceiro dos municípios”, afirmou.

Mineração

O prefeito de Almas, Wagner Carvalho, aproveitou a oportunidade para apresentar, ao governador Carlesse, os empresários da Aura Minerals, que está prestes a instalar um empreendimento voltado à mineração de ouro na região. “É um projeto de mineração que está sendo instalado em Almas, que irá contribuir para a geração de emprego e renda na região. É muito bom para o município e também para o Tocantins”, destacou o prefeito.

O vice-presidente de Operações da Aura Minerals, Glauber Luvizotto, informou que, desde 2008, a empresa vem trabalhando no projeto, tendo concluído toda a fase de estudos e, no momento, está na fase de aprovação de licenças ambientais. “Estamos dando andamento a todo processo de licenciamento para iniciar a construção do projeto a partir do segundo semestre. É uma construção que leva um ano para ser completada. Nós apresentamos o projeto, ao Governo do Estado, para buscar parcerias. Todo o processo de mineração de ouro vai ser realizado lá, desde a mina, a movimentação de material até a planta de processamento, onde a gente vai exportar ouro concentrado em barras. Na fase da construção, vai chegar até 800 empregos diretos e indiretos; e, na fase de operação, 900 empregos diretos e indiretos. O investimento é de US$ 375 milhões só para implantação do projeto”, explicou Glauber.

Também participaram da reunião, os prefeitos de Aliança do Tocantins, Elves Moreira; Chapada da Natividade, Élio Dionízio; Fátima, José Antônio Andrade; Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues; Juarina, Manoel Ferreira; Palmeirante, Raimundo Brandão; Paranã, Fábio Moreira.

Por Sara Cardoso e Vania Machado/Secom Tocantins

Sair da versão mobile