Estudante recebeu informação de que passagens pelo ID Jovem não estão sendo emitidas porque houve redução nas frotas
Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco para evita o contágio pelo Covid-19. Várias medidas foram adotadas por diversos setores para que não haja a disseminação da doença, mas e os nossos direitos como ficam nesse período?
No Terminal Rodoviário de Palmas, as empresas de ônibus estão se negando a oferecer passagem pelo ID Jovem, segundo relatos.
Uma estudante de Palmas que preferiu não se identificar não conseguiu emitir o bilhete de embarque . Ela é uma das milhares de jovens brasileiras e brasileiros que fazem o uso do ID Jovem.
O benefício dá direito a gratuidade ou descontos de 50% em passagens interestaduais, ou seja, para outros Estados da federação.
Ao chegar na rodoviária, a estudante levou um susto. Ela que precisa fazer uma viagem à São Paulo devido a atual situação de pandemia, não conseguiu tirar a passagem. “Eu fui em todas as empresas que fazem linha pra São Paulo. Nenhuma estava emitindo a passagem”.
A jovem disse que as empresas estão alegando a redução da frota. “Em todos os locais que fui, eles estão dizendo que as passagens pelo ID Jovem estão suspensas porque as frotas foram reduzidas”.
Id Jovem
O Decreto 8.537/2015 instituiu a Identidade Jovem (ID Jovem). O documento possibilita não apenas a gratuidade e descontos de 50% em passagens, mas também meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Decreto 8.537/2015 .
Quem tem direito
Esse benefício é assegurado a milhões de jovens entre 15 e 29 anos que são baixa renda. Os direitos estão garantidos no Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.
O que diz a ANTT e a Secretaria Nacional da Juventude
Nossa equipe entrou em contato com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e com a Secretaria Nacional da Juventude ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A ANTT disse em nota que não ha nenhuma mudança em relação às gratuidades (ID Jovem-Idoso, etc)
Estas negativas relatadas pelos seus leitores devem ser documentadas e comunicadas à Agência (pelos canais 166 e ouvidoria@antt.gov.br ), que apurará o fato e tomará as providências cabíveis junto as empresas.
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