Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com prefeitos, Amastha comenta disputa ao Governo e diz que emendas são ” cretinice”

Maria José Cotrim

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 3, o encontro de gestores organizado pela Frente Nacional de Prefeitos e prefeitura de Palmas. O encontro foi técnico mas serviu também para mostrar a liderança do prefeito Carlos Amastha  no Estado junto a outros gestores. O evento reuniu dezenas de prefeitos.

O presidente da Frente, ex- prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda afirmou na abertura que Amastha tem se destacado” trabalhando pela agenda dos municípios”. ” O Carlos é um ator importante para o municipalismo brasileiro”, afirmou.

O atual presidente sairá do cargo no final deste mês e já avisou que Amastha deve ” assumir um papel importante na sucessão da entidade”, o que indica uma possível candidatura do gestor á presidência da entidade.

Publicidade

Outro assunto abordado pelo presidente é sobre a crise brasileira.” A economia brasileira vai voltar a crescer mas precisamos de mútuos anos de crescimentos para termos folga de orçamento e fazermos tudo que as cidades merecem”, disse. Segundo Ele, é preciso reinventar os financiamentos.

O aliado de Amastha, José do Lago Folha foi outro que exaltou Amastha e disse que a gestão dele é exemplo para o Brasil.

O deputado do PT, Paulo Mourao também não poupou elogios à gestão municipal. ” Não só prática a boa gestão mas debate a boa gestão”, afirmou. Ele chegou a propor comparação entre a administração municipal e estadual. ” Palmas representa modernidade e resposta”, frisou. Segundo Ele, Amastha é a referência do Estado em gestão.

” Não é evento político”

Último a falar, o prefeito demonstrou preocupação com a conotação política para o evento.” Aqui ninguém está para apoiar Amastha, estamos discutindo uma coisa bem maior que são os municípios”, disse.

Ele defendeu o trabalho da Frente em prol dos municípios e criticou a estratégia dos Estados em tentarem negociar com o governo Federal.

Amastha criticou a indicação de emendas parlamentares. ” É o mais perverso sistema deste país, isso é criminal, isso é cretinice”, afirmou. Segundo Ele, o dinheiro é dos municípios.

Em entrevista especial à Gazeta ele comentou a cotação de seu nome para a disputa ao governo em 2018 e disse que ainda está muito longe. Disse porém que não fugirá do desafio de ajudar o Estado.

Evento

A entidade fará de 24 a 28 deste mês o Encontro dos municípios com o desenvolvimento sustentável que deve contar com mais de 10 mil participantes.

O prefeito de Cristalândia, Cleiton Brito representou a ATM na ocasião.” Estamos precisando de união na classe política”, pediu.

A Frente conta atualmente com 658 municípios e tem Amastha como coordenador no Tocantins.

Julgamento

Amastha disse que passou o final de semana com o ministro Fux do Tribunal Superior Eleitoral porém sequer tocou no assunto do processo que pede cassação do governador Marcelo Miranda.

Fux adiou o fim do julgamento do caso ao pedir vista na semana passada.

Sair da versão mobile