Ícone do site Gazeta do Cerrado

Enem 2020: Bombeiros e PM vão atuar durante aplicação das provas

Enem 2020 – Foto – André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Bombeiros militares de todas as unidades vão atuar na Operação ENEM, com as demais forças de segurança, nos próximos domingos, 17 e 24. O trabalho vai envolver 82 militares e 46 viaturas.

A coordenação geral das ações do efetivo dos bombeiros militares é da tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante do 1º Batalhão, em Palmas.

“Nós faremos atividades preventivas nos maiores locais de provas e estaremos, ao mesmo tempo, de prontidão para atendimento às ocorrências do dia a dia. O Corpo de Bombeiros Militar não ficou responsável pela guarda, escolta ou segurança das provas. Nossa atuação será com foco no apoio emergencial às pessoas envolvidas no certame, caso precisem”, destacou a comandante.

Bombeiros Militares vão atuar na Operação Enem durante os dois domingos no Tocantins – Foto – Luiz Henrique Machado

Publicidade

São nove os pontos de atuação do Corpo de Bombeiros Militar. O maior volume de efetivo será em Araguaína, onde há 25 locais de aplicação das provas.

A capital do Tocantins, Palmas, tem o segundo maior volume de escolas onde vão ocorrer o ENEM (15). Em Gurupi serão 14, Porto Nacional 12, Paraíso do Tocantins 11, Araguatins 08, Colinas 06, Dianópolis e Taquaralto com 05 cada.

O trabalho das equipes terá início já neste sábado, 16, às 6h, com o “status remoto”, ou seja em stand-by para qualquer eventualidade. “Todos estarão de prontidão caso precisem atuar”, disse a tenente-coronel Andreya.

“Nos dias 17 e 24, dias das provas, será montada sala de reuniões, com “status presencial” e vai funcionar das 8h às 20h. Nosso atendimento será para qualquer situação envolvendo os trabalhadores, os candidatos, familiares, enfim. Vamos atender toda situação em que nossa presença seja necessária”, concluiu Andreya Bueno.

PM

PM realiza policiamento na aplicação e distribuição das provas do Enem 2020 – Foto – PM-TO

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 em todo o país. Quanto ao policiamento no dias das provas, a Polícia Militar do Tocantins seguirá um plano de policiamento no qual será empregado o efetivo direto de 232 policiais militares nos locais de provas e mais 400 indiretos do serviço ordinário das unidades, tendo em vista as medidas de contenção e distanciamento social devido a Covid-19.

Conforme o Ministério de Educação (MEC), o ENEM/2020 será aplicado em 1.729 cidades brasileiras, patamar que vem se mantendo estável nos últimos anos. No Estado do Tocantins as provas serão distribuídas através de 32 Centros de Distribuição Logística (CDLs) dos Correios, sendo aplicadas em 138 locais (foram 131 na edição anterior) distribuídos por 31 cidades, para um público de 58.243 estudantes inscritos, quantitativo que representa um aumento de 25% em comparação com o exame passado realizado em 2019.

Sobre a distribuição dos policiais militares, o comandante geral da corporação, coronel Jaizon Veras Barbosa, destacou que “estaremos presentes em 31 cidades, 138 locais de prova, 38 rotas de escolta, sendo quatro de interiorização (de Palmas para as principais cidades) e outras 34 de distribuição (feita no dia da prova), uma logística estratégica a fim de prevenir, detectar e reprimir quaisquer tipos de intercorrências que possam dificultar ou impossibilitar a realização do certame”.

O policiamento será feito por meio de escoltas e guarda das provas e dos cartões-resposta (de e para as sedes das unidades militares e locais de aplicação), policiamento a pé e motorizado, e suporte aéreo na aeronave da Secretaria de Segurança Pública/Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) nos locais de realização do ENEM/2020, com o objetivo de preservar a ordem pública, evitar transtornos e viabilizar que o evento ocorra sem prejuízos para os candidatos e para a organização do certame, especialmente nos horários de abertura e fechamento dos portões.

Fonte – Ascom Corpo de Bombeiros/Ascom PM

Sair da versão mobile