Ícone do site Gazeta do Cerrado

Enem 2021: Transporte coletivo na Capital terá reforço nos dias de prova

Foto – Divulgação

A Prefeitura de Palmas reforçará com 15 carros extras as linhas do transporte coletivo da Capital para o deslocamento dos estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo, 21, e no próximo, 28. O transporte público terá reforço nas linhas 090-UFT e 151-IFTO. Já as linhas 180 e 190, que circulam pelas avenidas NS-04 e NS-10, e o Eixão, que atende as universidades Católica e Luterana, receberão reforço a partir das 10 horas, conforme a demanda. Outra alteração refere-se a 071- Centro de Ensino Médio (CEM), que terá horário especial às 9h20 e 11h20, com saída da Estação Apinajé.

De acordo com o diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Diogo Sousa, o Enem movimenta toda a cidade por isso a frota será reforçada nos dois domingos, na primeira e segunda etapa. “O reforço ocorrerá principalmente nas linhas 180, 190 e Eixão com a intenção de evitar aglomerações e garantir o transporte seguro dos alunos aos locais de provas”, disse, acrescentando que equipes da Fiscalização de Transportes estarão nas estações de ônibus acompanhando o embarque dos usuários.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) estará com uma equipe de dez agentes de Trânsito e Transporte em cinco viaturas operacionais, nas proximidades dos locais das provas a fim de garantir o controle de tráfego e a segurança viária durante a realização do Enem.

Segundo o gerente de Trânsito da Sesmu, Adriano José Vieira, os agentes de Trânsito e Transporte estarão realizando rondas em todos os locais de prova. “Nossos agentes estarão controlando e ordenando o trânsito de veículos em avenidas principais da cidade e nos locais de prova para evitar pontos de concentração e possíveis estrangulamentos nas vias”, destacou.

Em conjunto com as demais forças de Segurança, a Guarda Metropolitana de Palmas estará atuando com 16 guardas em seis viaturas dando apoio às ações ostensivas de fiscalização. Os agentes atuarão também no combate à perturbação do sossego público com o apoio de três fiscais de Obras e Posturas, que estarão de prontidão para atuar em casos de denúncia de poluição sonora nas proximidades dos locais das provas.

Siop

Durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será mantido normalmente pelo 153 ou 190 o atendimento aos chamados via Sistema Integrado de Operações (Siop), tais como ocorrências de acidentes de trânsito, patrulhamento preventivo/ostensivo pela cidade e fiscalização sobre som automotivo, alcoolemia e aglomerações.

Provas neste domingo, 21

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas no próximo domingo (21). Os candidatos farão provas objetivas de linguagens e ciências humanas e a única prova subjetiva da avaliação, a redação, que,  nesta edição, terá o mesmo tema, tanto para o Enem impresso quanto para o digital. No Tocantins, os estudantes contaram com as atividades do #TOnoEnem 2021 que trouxe a campanha TO de casa NO ENEM, na preparação para a prova.

As notas do Enem podem ser utilizadas pelos estudantes para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para utilizar as notas é necessário não ter tirado zero na redação.

Visando preparar os estudantes para o Exame Nacional, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) desenvolveu o #TOnoEnem, programa que conta com ações voltadas diretamente para os conteúdos abordados no Enem: aulões, aplicação de simulados e distribuição de materiais pedagógicos, organizados pelas quatro áreas do conhecimento e redação, que foram entregues para cerca de 40 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio.

Os aulões foram realizados, de forma presencial, por meio das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes que mobilizaram os estudantes e montaram os cronogramas das atividades. Também foram disponibilizados videoaulas no canal TOnoEnem, no YouTube.

Estudantes Preparados

A estudante Wanessa Marinho, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema, está dividida entre o curso de Física e Engenharia Ambiental e vê na prova do Enem a oportunidade de ingressar em um curso superior. Para ela, os aulões são um importante auxílio nesse processo. “Gostei muito dos aulões. Os professores esclareceram muitas dúvidas com as explicações e orientações de como responder às questões”, destacou.

O estudante Gabriel Corsini, 18 anos, da 2ª série, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Custódia Pedreira, de Porto Nacional, sonha em ingressar no curso de Filosofia, para isso já está treinando para a realização do Enem. “Neste ano, é um treino para quando eu concluir a 3ª série estar mais preparado, e os aulões foram de grande importância, pois nos dão noção de como são provas”, apontou.

Já Kherolle Crysthal Marinho Sousa Freitas Morais, da 3ª série, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade VI, de Araguatins, frisou que os aulões mobilizam os estudantes matriculados nas séries finais da educação básica. “É um projeto muito importante para os estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio, pelo qual complementamos os nossos estudos com apresentações didáticas, resolução de questões. Participando dos encontros preparatórios passei a me sentir mais capacitada para o Enem e para fazer um vestibular”, afirmou.

A estudante Nadielly Ramos Gomes, 17 anos, da 3ª série, do Colégio Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, em Gurupi, contou que as atividades do TO no Enem foram integradas na sua rotina de estudo. “Vou fazer vestibular para o curso de Direito e, na preparação para fazer o Enem, participei dos aulões. Utilizo o material impresso e tenho focado bastante na redação”.

Amanda Gomes Silva, 17 anos, aluna da 3ª série, do Colégio Estadual Lavandeira, apontou que os aulões foram muito importantes para o seu planejamento na preparação para o Enem. “Além dos conteúdos trabalhados, das questões que resolvemos juntos e que eram comentadas pelos professores, também eram dadas orientações para elaborarmos um cronograma de estudos para avançarmos nos conteúdos. O material impresso, com as questões comentadas, também ajuda muito”, ressaltou.

Fontes – Secom Palmas e Ascom Seduc

Sair da versão mobile