Ícone do site Gazeta do Cerrado

Enfrentamento à Desinformação: Gazeta do Cerrado assina termo de cooperação com Justiça Eleitoral do Tocantins

Com foco no enfrentamento à desinformação, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) assinou nesta segunda-feira (01/08), termo de cooperação com instituições públicas federais, estaduais e veículos de comunicação do Estado para fortalecer as ações que visam a educação política da sociedade e a conscientização a respeito dos conteúdos falsos ou manipulados sobre a segurança do processo eleitoral.

A Gazeta do Cerrado assinou o termo representada pela jornalista e Editora Chefe do veículo, Maju Cotrim.

“Hoje é um dia importante, estamos há dois meses das eleições com intensa propagação de informações falsas por isso é importante enfrentarmos essa prática. A desinformação é um atentado contra a democracia”, disse o presidente do TRE,Helvécio de Brito Maia Neto.

“Somente com essa união de esforços poderemos reforçar as ações necessárias para q construção de um ambiente informacionais consciente”, disse ao pregar eleições seguras e transparentes.

A iniciativa da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal integra as ações do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. O evento foi realizado na sala de sessões do TRE-TO.

A coordenadora da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil disse que a democracia se constrói com a participação de todos. “A desinformação somente se combate com a informação”, disse.  “Não podemos deixar que a desinformação interfira no trabalho das urnas”, afirmou.

Atuando para a redução dos efeitos nocivos da disseminação de desinformação contra a democracia e a segurança do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação, os parceiros da Justiça Eleitoral contribuirão, de forma voluntária e gratuita, com a divulgação de conteúdos oficiais produzidos e disponibilizados pelo TRE-TO a respeito do processo eleitoral de 2022, compartilhamento das checagens de fatos realizadas pelos parceiros do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE e disponibilizadas na página Fato ou Boato, assim como apoio a ações voltadas a conscientização da sociedade à respeito da segurança do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação. 

Quem assina

Assinam o termo o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a coordenadora da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, e representantes de 30 instituições públicas e órgãos de imprensa. São parceiros: Tribunal de Justiça do Tocantins, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Palmas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procuradoria da União, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins, Grupo Jaime Câmara, SIL TV- BAND Tocantins, TV Jovem – Record, Portal Stylo, O Coletivo, Folha do Bico, Rádio Unitins FM, Conexão Tocantins, Rádio UFT FM, Portal Luiz Armando Costa, T1 Notícias, Coletivo Desminto, Gazeta do Cerrado, Portal O Norte, Rádio Meio Norte, Atitude Tocantins, Portal Jaciara Barros, AF Notícias, O Girassol, e Portal Voz do Bico.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

2 – Aprimorar mecanismos de transparência pública

3 – Fomentar a educação política da sociedade

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

Sair da versão mobile