Ícone do site Gazeta do Cerrado

Entrevista Especial: Mulher mais votada para a Câmara de Palmas, Janad Valcari tem história de superação e abre o jogo sobre representatividade feminina

Vereadora eleita em Palmas, Janad Valcari - Foto: Divulgação/TSE

Vereadora eleita em Palmas, Janad Valcari – Foto: Divulgação/TSE

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Janad Valcari (PODE), esse é o nome da mulher mais votada ao cargo de vereador em Palmas. No geral, Janad foi a terceira mais votada com 2.083 votos. A Gazeta conversou com a vereadora eleita na manhã desta segunda-feira, 23. A professora falou um pouco sobre sua trajetória e por quê iniciou sua carreira política.

Professora Janad Valcari iniciou explicando que não se sentia representada pelos políticos, por isso decidiu se lançar candidata nestas eleições. “Sempre achei que muitos poderiam fazer mais, não deixar engavetar excelentes projetos que podiam ajudar a sociedade. Nunca gostei de ouvir aquela frase que diz que os políticos só voltam de quatro em quatro anos”, contou.

Valcari contou que desde o resultado da eleição no dia 15, está nas ruas agradecendo os votos, pegando de mão em mão e abraçando seus companheiros. “Ainda não tive tempo para pensar em presidência da Câmara, preciso primeiro agradecer”,  respondeu a professora quando questionada sobre a possibilidade de disputar a presidência da Casa.

Publicidade

Representatividade Feminina na Câmara

Neste mandado que termina, apenas uma mulher tinha o cargo de vereadora na Câmara, desta vez, Palmas, elegeu quatro, um avanço. Janad diz estar feliz com o resultado. “Durante a campanha vi muitas mulheres com potencial para desenvolver excelentes trabalhos, não apenas no parlamento, mas nas mais diversas áreas de atuação. Falta-lhes oportunidade, mas cabe a nós, enquanto mulheres, nos unirmos cada vez mais, para mostrarmos que temos voz, que somos capazes e que podemos competir de igual para igual”, destacou a vereadora eleita.

Janad diz que só assim será possível fazer com que as candidaturas femininas sejam realmente competitivas, quer seja pela coesão do eleitorado, quer seja pela distribuição igualitária do fundo eleitoral.

A vereadora ainda enfatizou que a representatividade feminina na política é importante para que alguns temas sejam colocados em discussão, como a violência doméstica e a igualdade familiar. “É importante garantir que mulheres possam ter seus espaços e serem ouvidas e eu como mulher e agora vereadora eleita, terei oportunidade”, disse.

História

Janad é advogada, administradora de empresas, tecnóloga em gestão, neuro psicopedagoga, professora, casada e mãe de um filho. “Trabalho desde os 12 anos de idade e, logo cedo, aprendi o valor e a força do trabalho, do esforço e da responsabilidade, valorizando a família e ajudando aos necessitados, por meio do projeto social Plantando e Colhendo o Bem, que comando desde 2007, aqui em Palmas”, revelou.

Nascida em Palmeirópolis, a vereadora eleita conta que veio de uma família muito simples e foi abandonada pelo pai com seis meses de idade, juntamente com mais quatro irmãos. “Mas com amor, e os exemplos de minha mãe, e o trabalho persistente, aliado ao estudo, me transformei na mais bem-sucedida empresária do ramo da educação em Palmas”, disse.

“Como professora e empresária da área, sei e atesto a importância da Educação, na vida de qualquer ser humano. Mas, não basta só o ensino formal é preciso dar oportunidades para que os nossos jovens e crianças, bem como adultos, tem um suporte necessário do município, para crescerem com o esporte, a arte e a cultura”, destacou Professora Janad Valcari.

Sair da versão mobile