Ícone do site Gazeta do Cerrado

Entrevista: Ex-vice-governador revela planos audaciosos para Gurupi, quer industrialização e descarta Eleições 2018

Texto: Nielcem Fernandes/ Gazeta do Cerrado

O ex-vice governador e empresário renomado á nível estadual e nacional, Tom Lyra, é o novo Secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente de Gurupi. O novo Secretário aceitou o convite feito pelo prefeito Laurez Moreira, tomou posse na ultima quinta-feira, 31, e se comprometeu a dar seguimento à industrialização do município sem deixar de avançar na agricultura familiar.

O prefeito declarou que confia no novo gestor da pasta e espera que a sua experiência no ramo empresarial possa contribuir com o desenvolvimento regional através de políticas publicas, gerando mais empregos e renda aos munícipes.

Em entrevista exclusiva ao Portal Gazeta do Cerrado, Tom Lyra falou sobre as prioridades de sua gestão á frente da Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente. “Gurupi, é uma das poucas cidades no Tocantins que tem grande vocação para ser um pólo industrial. Estou muito feliz com essa oportunidade e me sinto motivado e confiante”, afirmou.

Publicidade

Industrialização

A prefeitura já havia instalado o polo industrial na cidade que, na opinião do secretário, está subaproveitado. “Uma das principais metas é reativar esse polo, atraindo empresas que possam desenvolver na indústria moveleira, na indústria têxtil e também na parte de integração de alimentos como suínos e frangos”, explicou.

De acordo com Tom Lyra, a cidade conta com a maior esmagadora de grãos de soja no Estado e a proposta do prefeito é instalar uma base de integração de alimentos na região para atrair os grandes produtores. O novo empossado reafirmou a intenção de transformar o município em um polo têxtil: “Gurupi hoje é uma artéria de passagem de pessoas que consomem produtos das indústrias têxteis de Catalão e Goiânia, e pode ser um entreposto para baratear o custo dos consumidores. Gurupi já conta com mais de 300 casas produzindo roupas em ambientes familiares. A nossa ideia é profissionalizar essa produção através de capacitação, formação e qualificação para integrar essas pessoas ao mercado formal nacional” disse.

O secretário revelou os planos em âmbito internacional. De acordo com Tom Lyra, as obras de infraestrutura como a duplicação da BR 153 e a obra da TO 500, que liga os Estados de Mato Grosso e Bahia, podem contribuir para a parceria com investidores internacionais no ramo de micro indústrias e semi –processadoras: “acredito que com isso poderemos atrair investidores asiáticos para nossa região” ressaltou. Outro projeto que está nos planos do Secretário é a exploração do potencial do município para cargas fracionadas “por Gurupi estar às margens da BR 153, o aproveitamento de cargas é intenso e isso pode proporcionar o centro de distribuição rápido intenso” concluiu.

Agricultura Familiar

Os planos para desenvolver a agricultura familiar, segundo o Secretário, contarão com incentivos e promoção, visando o desenvolvimento econômico das comunidades produtoras “pretendemos buscar investimentos para o setor e atrativos para democratizar esses investimentos na base produtora” ressaltou.

O novo gestor lembrou a importância de sua experiência como empresário internacional à frente da pasta: “a minha experiência como empresário pode ajudar no sentido das relações com os empresários de todas as federações, dentro da América Latina e nos países asiáticos como a China. Meu nível de relacionamento é muito alto. Creio a minha experiência profissional vai somar muito junto ao empresariado local, pois estão ansiosos por esse desenvolvimento econômico” finalizou.

Futuro Politico

Questionamos o Secretário a respeito de suas aspirações politicas e ele negou entrar nas disputas eleitorais em 2018 e reafirmou o apoio ao prefeito Laurez Moreira como seu Secretário municipal e elogiou a atual gestão: “a prefeitura, durante a gestão do Laurez, conseguiu implementar boas ações na área educação, na saúde e na infraestrutura. Gurupi hoje é uma cidade preparada para receber a massa de investimentos da indústria ou de outros seguimentos que fomentadores de empregos devido a um bom numero de universidade e de mão de obra capacitada e qualificada para atender a demanda do mercado. E esse é um bom discurso para atrair investimentos” disse.

Sair da versão mobile