Ícone do site Gazeta do Cerrado

ENTREVISTA: Otimista, Miranda aposta em descentralização e fala em “dar a volta por cima”

Especial Gazeta do Cerrado

Texto: Maria José Cotrim/ Colaborou (Nielcem Fernandes)

O governador do Tocantins Marcelo Miranda concedeu entrevista á Gazeta do Cerrado na noite desta quinta-feira, 25, após encontro com 17 vereadores de Araguaína no Palácio Araguaia. Ele disse que os políticos de Araguaína mostraram maturidade. “Mais de 20 anos de vida pública o que ouvi aqui hoje, por conhecer Araguaína há mais de 40 anos, vejo compromisso dos líderes que vem de acordo com o que pensamos: discutir políticas públicas ao que a sociedade quer ouvir”, frisou.

Miranda disse ter uma boa parceria com a gestão municipal de Araguaína neste sentido citou a restauração do distrito industrial da cidade. “Ouvi os 17 vereadores, vi que todos estão unidos independente de cor partidária. Araguaína está bem. As parcerias estão dando certo”, disse. Segundo ele, o dia é histórico para a cidade de Araguaína. Na próxima segunda-feira o governador terá ampla agenda no município na área da saúde.
Gestão descentralizada
O governador descentralizou a gestão e tem ido a vários municípios entregar obras e benefícios. Esta semana vai a Miracema, Gurupi e na próxima semana em Araguaína. “Estamos na estrada, trabalhando, levando algo que a sociedade nos cobra: melhorias para vários setores, principalmente na área social”, frisou.
O governador citou que conseguiu pavimentar mais de mil km de rodovias no Estado do PDRIS. “Estamos procurando diminuir distâncias”, comentou.
Questionado se acha que o governo está “dando a volta por cima” mesmo no cenário de crise nacional e de superação de dificuldades, o governador concordou e afirmou: “Tenho humildade de dizer que vivemos momento difícil mas se for parar e pensar, hoje dos 27 federados que estão trabalhando na defesa dos estados,acredito que estamos avançando. Da folha de pagamento: temos procurado manter em dia e isso é natural. Estamos avançando, temos os concursos públicos, demos posse na área de segurança Pública, na defesa social, enfim estamos procurando equipar a gestão não só na questão de servidor público mas dar condições para que as coisas aconteçam na gestão Marcelo Miranda. Estamos avançando em alguns setores”, disse.
Ele citou o potencial agrícola do Estado e a Educação. “Nossos índices são sempre crescentes. Vejo que na área educacional estamos procurando mudar um pouco o setor pedagógico, dar condições aos profissionais”, argumentou.
O governador comentou também da Saúde. “Na área da saúde temos demandas mas estamos avançando”, disse ao lembrar os 400 leitos no HGP, totalizados esta semana. O governador informou ainda que abriu sua agenda para receber prefeitos, líderes de todos os setores para ouvi-los.
Municípios
O governador respondeu a Gazeta também sobre a relação com os municípios. “Temos algumas falhas, temos que ser sinceros porque o sistema, a forma como encontramos a gestão e com a eleição dos prefeitos… queríamos colocar a casa em ordem para receber bem os prefeitos, dar condições para que possam fazer uma boa gestão. Acredito que a partir de agora eles com oito meses de gestão nos governos municipais as coisas começam a clarear também para eles”, conta.
Miranda encerrou fazendo um apelo pela união dos entes. “Vejo que o momento é de união, de estarmos todos juntos para que possamos melhorar mais ainda este Estado”, finalizou.
Sair da versão mobile