Ícone do site Gazeta do Cerrado

Equipe combate incêndio no topo da serra, onde o fogo ameaçava alcançar fazendas locais

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

As equipes de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Prefeitura Municipal de Lajeado concluíram nesta sexta-feira, 9, operação de combate a um incêndio florestal iniciado às margens da TO-010, próximo ao Km 31, nas imediações de Palmas e Lajeado, região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado.

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

As ações começaram na terça-feira, 6, após a identificação do foco de calor durante uma das rondas diárias de monitoramento realizadas pela brigada local. Ao identificarem o incêndio, os brigadistas realizaram o combate direto na região atingida. No segundo dia, a equipe direcionou seus esforços para o topo da serra, onde o fogo ameaçava alcançar fazendas locais.

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O terceiro dia trouxe novos desafios com o avanço das chamas em direção à Palmas. A estratégia de combate utilizada desta vez, foi o contrafogo. “Conectamos um riacho com uma linha de contrafogo cruzando o alto da serra até a TO-010”, explicou o brigadista do Naturatins, Alessandro Nunes.

A aplicação do contrafogo exigiu uma intensa caminhada de mais de 5 km, incluindo subidas e descidas de morros íngremes, e se estendeu até à noite. Apesar da exaustão, a equipe conseguiu extinguir o incêndio com sucesso. “Após três dias de trabalho árduo, concluímos a operação com êxito. Estamos satisfeitos por termos conseguido extinguir o incêndio após um esforço intenso e contínuo”, destacou o brigadista Alessandro Nunes.

A supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, ressaltou que o trabalho de combate aos incêndios florestais está sendo desenvolvido pelos brigadistas por meio de ações planejadas e de monitoramento diário via imagem de satélite e rondas locais. “O planejamento prévio e o monitoramento contínuo ajudam a minimizar os danos e a proteger a rica biodiversidade da APA Serra do Lajeado”, concluiu.

Sair da versão mobile