Ícone do site Gazeta do Cerrado

Equipes do novo hospital de combate à covid são capacitadas para atenderem com segurança e de forma humanizada

Cuidar com segurança e qualidade requer capacitação e entendimento do processo. É por isso que os 120 contratados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania para atuarem no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid no Tocantins estão passando pelos mais variados treinamentos e capacitações antes da unidade começar a receber pacientes.

Jeito Isac de Cuidar, baseado em uma metodologia de humanização, qualidade assistencial e segurança do paciente, foi apresentado pelo gestor de assistência e qualidade, o médico Vinicius Menezes. Ele deixou claro que, “somos pessoas cuidando de pessoas. Então, precisamos garantir que cada paciente sinta-se acolhido, valorizado e com a atenção que o tratamento requer”.

 

Atendimento regulado

 

Pronto para iniciar suas atividades nesta semana, o Hospital Estadual de Combate à Covid no Tocantins, irá receber exclusivamente pacientes regulados, ou seja, encaminhados pela Central de Regulação do Tocantins, que é administrada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por ser exclusivo para o atendimento de pacientes encaminhados pela Central de Regulação, a unidade não realizará atendimentos de urgência e emergência, as chamadas demandas espontâneas, nas quais os usuários buscam a recepção para atendimento. “Iremos atuar no cuidado do paciente e a governabilidade do leito será feita pela Central de Regulação do Estado”, explicou a diretora-geral Cynthia Rosa.

O hospital irá atender casos com suspeitas e confirmados de covid-19. Para garantir a segurança dos pacientes, os casos com suspeita ficarão em uma ala e os confirmados, em outro. O hospital funciona no prédio do Centro Oncológico em Palmas, em área separada, isolado dos pacientes de câncer.

Acompanhamento familiar

A comunicação sobre o estado de saúde dos pacientes será feita exclusivamente a familiares autorizados e por meio de boletins humanizados. Também  serão realizadas visitas virtuais, conforme autorização médica para cada caso.

Por uma questão de segurança, os pacientes não terão acompanhantes e nem visitas presenciais.

O Hospital Estadual de Combate à Covid  é um estabelecimento público de saúde gerenciado pelo Isac em cooperação técnica com o Governo do Tocantins. A unidade zela pelo cuidado e bem-estar do paciente, pela transparência na administração pública e governabilidade.

Fonte: assessoria

Foto: divulgação

Sair da versão mobile