Ícone do site Gazeta do Cerrado

Escolas da Rede Estadual realizam ações alusivas à semana da Pátria

Desde o dia 03 de setembro, escolas da rede estadual realizam no Tocantins atividades alusivas aos 196 anos de Independência do Brasil. As ações seguem até sexta-feira, 07.  O objetivo é rememorar o civismo, resgatar atitudes cívicas, colaborar com o exercício da cidadania por meio do respeito à Pátria, elevar a autoestima dos estudantes, para desenvolver a aprendizagem pautada nos princípios da democracia.

 Em Colinas do Tocantins, Norte do Estado, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros realiza nesta sexta-feira, 07, um desfile cívico. O evento envolve toda a comunidade escolar e pais de alunos. A partir das 7h30, mais de 450 pessoas sairão do portão principal da escola e seguirão pelas ruas e avenidas de Colinas do Tocantins.

Para a gestora da unidade, Maria José Costa, este é um momento ímpar na vida dos alunos. “Toda a comunidade participa do desfile, se emociona, vai às ruas, aplaude. Temos ciência da importância da escola para ensinar aos alunos sobre patriotismo”, disse.

Já a Escola Paroquial Nossa senhora Aparecida realizou a culminância do projeto nesta quinta-feira, 6. No pátio da unidade, os alunos realizaramapresentações de danças, coreografias, oração pela pátria e uma peça teatral “Achando o Brasil”, todas voltadas para o tema. O grupo de Fanfarra dos estudantes do Centro Cultural do Município e de Capoeira Tribo Arte Capoeira participaram do evento.

A estudante Maria Luiza Barros, do 5º ano do ensino fundamental disse que o que mais chamou sua atenção foi a peça teatral. “O grupo mostrou que o povo brasileiro foi colonizado pelos portugueses e eles não descobriram o Brasil, pois os índios já existiam aqui”, concluiu.

Celeny Carvalho Borges, diretora Regional de Educação de Colinas do Tocantins, enfatizou que as ações realizadas nas escolas qualificam a cultura de resgate à história. “Nestes dias, os professores evidenciam a relevância de conhecer o passado para então olhar para o futuro. Este trabalho faz-se importante para o processo de desenvolvimento de habilidades dos estudantes”, reforçou.

Pedro Afonso

Em Pedro Afonso, A Escola Estadual Girassol em Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, desenvolveu com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental o projeto Concurso Cante o Hino Nacional.  O objetivo do projeto é despertar o interesse dos alunos pelo Patriotismo e o conhecimento dos símbolos Históricos do Brasil. Andréia Silva Costa, professora de geografia frisou que, com estes projetos, é possível resgatar a história. Rose Mary Cunha Lima disse que o concurso do hino é um meio de motivar os alunos a conhecer a letra, que representa a pátria e o seu povo. O professor de História, Divino Costa Cruz realizará ainda uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano. O foco é trabalhar a história do Brasil.

A escola Estadual girassol de tempo integral Maria da Glória, de Tupirama, organizou uma apresentação da Dança do Hino Nacional Brasileiro Remix, com os alunos, no espaço da feira de Tupirama, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Já na Escola Estadual Alfredo Nasser, município de Bom Jesus, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo subtenente Nelson Mario Barcelos, instrutor do Tiro de Guerra de Pedro Afonso.

Sair da versão mobile